terça-feira, 10 de novembro de 2015

Direção Regional da Educação e Rede de Bibliotecas Escolares estabelecem protocolo de cooperação

A Direção Regional da Educação, através da Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores, e a Rede de Bibliotecas Escolares, na dependência do Ministério da Educação e Ciência, atendendo à pertinência de se determinarem formas de cooperação institucional, estabeleceram um protocolo de colaboração.

Neste protocolo são definidas as formas de articulação entre as duas entidades, prevendo-se a possibilidade de os docentes da equipa coordenativa da Rede Regional de Bibliotecas Escolares e de os coordenadores das bibliotecas escolares dos Açores acederem a documentos orientadores de relevo para a sua ação, nomeadamente o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar e o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, já implementados a nível nacional.

O protocolo agora subscrito entre as duas entidades visa, igualmente, a partilha de boas práticas, de recursos e de projetos consolidados.

O Programa Rede Regional de Bibliotecas Escolares foi lançado na Região Autónoma dos Açores no âmbito do Plano Regional de Leitura com o objetivo de, sob a coordenação da Direção Regional da Educação, construir, com o recurso a plataformas e sistemas de informação, uma rede de bibliotecas escolares.

A Rede Regional de Bibliotecas Escolares alicerça-se nos coordenadores de bibliotecas, que asseguram o seu funcionamento nas escolas e planeiam atividades em função do público escolar a que se dirigem, tendo em conta a articulação com o currículo e a abertura à comunidade envolvente, visando o desenvolvimento das multiliteracias e a criação de comunidades de leitores.



GaCS

Sem comentários: