quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Governo aprova regulamentos do projeto "Coordenadores da Formação" e das "Atividades de Treino e Competição dos Escalões de Formação"

O Governo dos Açores aprovou, por portarias publicadas hoje em Jornal Oficial, os regulamentos do projeto 'Coordenadores da Formação' e da concessão de apoios para as 'Atividades de Treino e Competição dos Escalões de Formação'.

O projeto 'Coordenadores da Formação', de acordo com a portaria assinada pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, visa “melhorar a qualidade de intervenção dos clubes na formação desportiva dos jovens, bem como a organização e gestão dos clubes”.

Este projeto tem como “pilares a tutoria e a formação interna”, entendendo-se “por tutoria a orientação, o apoio à organização e ou planeamento e o acompanhamento do treino e ou de competição dos treinadores dos escalões de formação abrangidos", sendo a formação interna "o conjunto de ações ou momentos de formação de caráter pontual destinadas a intervir ao nível das necessidades especificamente identificadas”.

No âmbito deste projeto podem ser apoiadas todas as modalidades desportivas desenvolvidas por clubes desportivos que se enquadrem no movimento associativo desportivo tutelado por uma federação dotada de estatuto de utilidade pública desportiva.

Este projeto, implementado na época desportiva 2006-2007, tem constituído um complemento e um forte reforço ao projeto 'Atividades de Treino e Competição dos Escalões de Formação'.

Em 2014-2015 foram 32 os coordenadores envolvidos, dos quais oito desempenharam funções a tempo inteiro e 24 a tempo parcial.

Por outro lado, os clubes desportivos podem, em todas as modalidades desenvolvidas que sejam enquadradas por uma federação dotada de estatuto de utilidade pública desportiva, beneficiar dos apoios previstos no regulamento das 'Atividades de Treino e Competição dos Escalões de Formação'.

Neste regulamento, que se enquadra na legislação regional definidora do Regime Jurídico de Apoio ao Movimento Associativo Desportivo, determina-se um conjunto de orientações e requisitos para a atribuição dos apoios que, na última época desportiva, abrangeram cerca de 12.500 atletas.



GaCS

Sem comentários: