quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Governo dos Açores investe 2 ME em Centro de Dia e Centro de Noite nas Cinco Ribeiras, na Terceira

A Secretária Regional da Solidariedade Social presidiu hoje à cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de requalificação de um edifício para a instalação do Centro de Noite do Centro Social e Paroquial das Cinco Ribeiras, na ilha Terceira, num investimento de cerca de dois milhões de euros.

Andreia Cardoso salientou que esta empreitada, inscrita na Carta Regional das Obras Públicas, permitirá "a criação de uma resposta com condições para acolher 21 idosos” na valência de Centro de Noite, a que acrescem os utentes do Centro de Dia.

“Nos Açores, a par do aumento da capacidade das respostas tradicionalmente dirigidas à população idosa, assiste-se também a uma aposta em respostas alternativas ao acolhimento em lar”, frisou Andreia Cardoso, salientando “o caso dos Centros de Dia e dos Centros de Noite, que cumprem a função de combate ao isolamento e à solidão, bem como de apoio às famílias no cuidado aos idosos”.

Na sua intervenção, a Secretária Regional destacou o investimento do Executivo Açoriano na reestruturação do Serviço de Apoio ao Domicílio, adiantando que, em função dos investimentos dirigidos à terceira idade, “a rede de apoio existente verá a sua capacidade alargada e melhoradas as condições de resposta, mercê das 205 vagas que resultam dos três lares a construir ou em construção”.

“Vagas resultantes também da construção de Centros de Dia e/ou Noite na Maia, Flamengos, Bretanha ou Doze Ribeiras, entre outros equipamentos dirigidos à terceira idade”, acrescentou.

Andreia Cardoso salientou que se “registou uma importante evolução na rede de apoio social à pessoa idosa”, que se reflete “não apenas no aumento do número de serviços, mas na crescente especialização das respostas disponíveis, comprovando que, mais do que responder a médias, a prioridade foi ir ao encontro das necessidades da comunidade sénior açoriana”.

A obra que agora foi iniciada na freguesia das Cinco Ribeiras, no concelho de Angra do Heroísmo, tem um prazo de execução de 420 dias.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: