terça-feira, 10 de novembro de 2015

"Histórias a Azul e Branco" em oficina de azulejaria no Museu de Angra do Heroísmo

O Museu de Angra do Heroísmo promove, a 14 e 15 de novembro, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, a realização de um ateliê de azulejaria intitulado "Histórias a Azul e Branco", com a ceramista Aurélia Rocha.

Neste ateliê, que vai decorrer entre as 14h00 e as 17h30, os participantes ficarão a conhecer as histórias que os azulejos do Edifício de S. Francisco e da Igreja de Nossa Senhora da Guia têm para contar e, recorrendo a motivos usados pela antiga Fábrica de Cerâmica Terceirense, criarão os seus próprios azulejos.

Esta atividade decorre no âmbito de um acordo de colaboração entre o Museu de Angra do Heroísmo e o Centro de Apoio Regional ao Artesanato, mediante o qual estão a decorrer, no Serviço Educativo desta instituição, ateliês com a participação de artesãos locais, de forma a promover a recriação destes conteúdos culturais que pertencem à sociedade açoriana e são expressão identitária do património regional.

Os azulejos são uma forma de revestimento prática, colorida e durável que integra o quotidiano de todos, mas os azulejos portugueses são também, há mais de cinco séculos, suportes para expressão artística, assumindo, a par da sua utilidade, uma especial relevância em termos estéticos, cenográficos e narrativos.

Ainda em novembro, decorrerá também um ateliê de olaria, orientado pelo oleiro Ricardo Simas, e terá início uma formação em bordado branco, ministrada pela artesã certificada Mercês Sampaio.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.


GaCS

Sem comentários: