sexta-feira, 6 de novembro de 2015

“Medicina Nuclear é motivo para os Açorianos terem orgulho no Serviço Regional de Saúde”, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que ter a valência clínica de Medicina Nuclear disponível nos Açores é mais um motivo para que “os Açorianos tenham orgulho no seu Serviço Regional de Saúde”, que disponibiliza cada vez mais serviços que "vão de encontro às necessidades dos utentes”.

Luís Cabral, que falava na inauguração do Departamento de Medicina Nuclear do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, destacou a importância da medicina nuclear na Região, por aumentar a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde, “oferecendo ao Açorianos, na sua terra, meios complementares de diagnóstico e terapêutica nesta área”.

O responsável pela pasta da Saúde disse que este é um “importante investimento”, na medida em que transforma o panorama do Serviço Regional de Saúde, por “aumentar a sua capacidade de resposta".

“Este projeto, que agora se inicia na ilha Terceira, vai permitir a todas as Unidades de Saúde da Região referenciar os utentes que necessitem de meios de diagnóstico e terapêutica nesta área para esta Unidade, evitando, desta forma, a sua deslocação para o continente”, frisou o Secretário Regional.

Na sua intervenção, Luís Cabral salientou que a realidade da Medicina Nuclear nos Açores é a confirmação do “esforço do Governo Regional em procurar as melhores soluções e os meios respetivos para garantir que os Açorianos sintam orgulho no seu Serviço Regional de Saúde”.

O Secretário Regional considerou que, com a criação de cada vez mais “serviços de saúde que vão de encontro às necessidades dos utentes”, se está “a registar também uma significativa melhoria nos serviços prestados a todos os Açorianos”.

O Departamento de Medicina Nuclear e Imagiologia Molecular é um Projeto de Interesse Regional, promovido pela empresa privada IsoPor Azores, que irá funcionar em unidade própria nas instalações do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, proporcionando aos Açorianos uma valência de cuidados de saúde.

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que não existia na Região Autónoma dos Açores e que usa pequenas quantidades de moléculas radioativas, para fins diagnósticos e terapêuticos, através de técnicas seguras e indolores.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: