segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Performance em destaque na programação de novembro do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

Um ciclo dedicado à Performance, com a curadoria de Mariana Brandão, é o principal destaque da programação de novembro do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, em S. Miguel.

O inicio da programação deste mês está marcada por “Out in Space”, uma performance de Dinis Machado dividida em duas partes, designadamente “Out in Space (Cosmogony)”, que se traduz num momento de um para um em 'loop' com a duração de 10 minutos por cada participante, e “Out In Space (Experiences on Autonomy)”, destinada ao público em geral.

No âmbito deste ciclo, Gustavo Sumpta apresenta a 14 de novembro, a partir das 17h30, “O Melhor Mundo Possível”, uma performance sobre o que nos une para lá da língua, e “o Pó da Lâmpada”, que se debruça sobre cada hora que usamos e gastamos em coisas que não dão em nada sobre aqueles que perdemos.

A curadora deste ciclo, Mariana Brandão, regressa ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas a 14 e 15 de novembro, para dar continuidade ao curso começado em outubro, intitulado "Performance Ontem e Hoje".

Neste curso, a partir de exemplos e análise de obras atualmente consideradas 'históricas', problematiza-se o conceito de Performance no contexto artístico, de maneira a chegar a algo mais interessante do que a sua definição enquanto “tudo aquilo que em Arte não é outra coisa”.

Contrariando uma visão evolucionista da História (de Arte), as sessões são organizadas por temas, que permitem convocar uma série de ideias, noções e conceitos que possibilitam a articulação de referências respeitantes a vários tempos, espaços e contextos.

Por seu turno, Miguel Palma apresenta o seu trabalho a 20 de novembro, pelas 21h30, num Open Day, em parceria com o Pico do Refúgio.

Este trabalho assenta na construção de uma escultura que se assemelha a uma tenda, mas que, em vez de ter a forma de uma pirâmide ou de uma semiesfera, terá a morfologia da ilha de São Miguel.

À semelhança de uma tenda de campismo, será uma peça portátil, fácil de montar e desmontar, sendo constituída por uma base de madeira, com cerca de dois metros, cujo recorte se relaciona com a vista aérea da ilha de São Miguel.

Esta base será revestida por um tecido impermeável e de cor lisa, que dará a ilusão da morfologia da ilha.

Os Serviços Educativos do Arquipélago, por sua vez, trabalham a partir da exposição patente, com a atividade “Um Horizonte de Possibilidades”, que decorre a 21 de novembro.

Com base numa visita à exposição em redor do tema da paisagem e perceção do território, partindo da leitura de obras da coleção António Cachola, este momento dá a entender o que inspira os artistas, a que técnicas, materiais, cores e formas recorrem nas suas criações artísticas.

A visita culminará com uma oficina de expressão plástica, explorando a definição de horizonte.

A 14 e a 28 de novembro realiza-se a oficina de colagem “Novos Contextos”, dirigida a um público infantil, dos 6 aos 12 anos.

Esta oficina parte da análise, seleção e descontextualização de imagens pré-existentes em diversas fontes, como jornais e revistas, para se perceber como é possível criar novos contextos para as imagens criteriosamente selecionadas.

“Olhar a prática arquitetónica contemporânea” é outra das atividades previstas para novembro, dirigida a um público adulto e em horário pós-laboral.

A oficina começa a 27 de novembro e estende-se pelas três primeiras sextas-feiras do mês de dezembro, explorando a génese da prática arquitetónica contemporânea, bem como conceitos fundamentais da mesma, tendo como exemplo o edifício ARQUIPÉLAGO, enquanto objeto principal de interpretação e reflexão.

Como se pensa o espaço arquitetónico em abstrato, como se entende a relação das formas arquitetónicas e quais as caraterísticas principais da arquitetura moderna e contemporânea serão algumas das questões abordadas através de quatro sessões teórico-práticas.

O Arquipélago inaugurou a 16 de outubro a sua segunda exposição, intitulada “Um Horizonte de Proximidades: uma topologia a partir da Coleção António Cachola”, com curadoria de Sérgio Mah, que está patente até 28 de fevereiro.

Este Centro de Artes Contemporâneas está aberto de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00, com possibilidade de marcação de visitas guiadas à exposição e ao edifício através do endereço de correio eletrónico acacinfo@azores.gov.pt.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: