quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Rodrigo Oliveira afirma que 2016 será um ano de reforço da posição externa dos Açores

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas salientou hoje, na Horta, que 2016 será um ano de "reforço da posição externa” dos Açores, considerando que o reforço de verbas previsto visa aumentar a visibilidade da Região no exterior, bem como a sua proximidade às comunidades da diáspora.

“Este montante será primariamente destinado ao apoio às atividades de todas as instituições açorianas na diáspora, na valorização da sua capacidade e da sua autonomia”, frisou Rodrigo Oliveira, acrescentando que são as Casas dos Açores e outras instituições que trabalham no âmbito social e cultural que “levam os Açores junto das suas comunidades e para além das fronteiras destas comunidades”.

Rodrigo Oliveira, em declarações no final de uma audição na Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano e Orçamento para 2016, afirmou que o próximo ano será de “forte concretização e de reforço da posição externa” dos Açores.

“Uma projeção externa, desde logo, no âmbito do relacionamento inter-regional na Presidência da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas e o facto de trazermos à Região a realização da sua Assembleia Geral trará mais de 150 regiões e altos responsáveis europeus e internacionais para debaterem várias questões, desde logo, as políticas do mar, as políticas de coesão da União Europeia”, afirmou.

Rodrigo Oliveira destacou também o relacionamento com as comunidades emigradas, considerando que 2016 “será um ano de concretização de projetos muito importantes de valorização da nossa cultura na diáspora”, salientando a homenagem que o Rio Grande do Sul e a cidade de Porto Alegre farão aos Açores na Feira do Livro desta cidade brasileira, que é a maior feira do livro a céu aberto da América Latina.

“Teremos a nossa cultura, a nossa literatura, a nossa poesia, as nossas manifestações culturais neste que é o maior evento cultural no âmbito da literatura, da poesia na América do Sul a céu aberto”, frisou, referindo também, na área do desporto, a realização de uma taça de futebol de salão entre as Casas dos Açores da América do Sul.

O Subsecretário Regional referiu ainda a importância do trabalho com a juventude nas comunidades emigradas, considerando que é “fundamental” para proporcionar uma maior capacidade de atração, nomeadamente das Casas dos Açores.

Nesse sentido, adiantou que será realizada uma formação para jovens indicados pelas Casas dos Açores, também aberta à participação de jovens que estejam interessados em promover os Açores nas comunidades da diáspora.

“Será um curso intensivo de diversas dimensões, à semelhança do que aconteceu recentemente para os dirigentes das Casas dos Açores. Será uma formação nas várias dimensões da nossa economia, visitando empresas, indústrias, diversas entidades no âmbito cultural e social para promover e mostrar aquilo que os Açores são hoje”, afirmou Rodrigo Oliveira.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: