quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Ecomuseu do Corvo promove encontro com José Ruy

A Direção Regional da Cultura, através do Ecomuseu do Corvo, promove sábado, 9 de janeiro, pelas 20h30, no Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia do Corvo, a realização de um encontro entre José Ruy, um dos maiores mestres da banda desenhada portuguesa, e a população da mais pequena ilha dos Açores.

Este encontro, que engloba várias ações, visa levar a população a participar no processo criador de uma narrativa sobre a resistência dos corvinos à invasão de piratas berberes, ocorrida em 1632, considerado um dos mais significativos episódios históricos da ilha.

Os corvinos atribuem a Nossa Senhora dos Milagres essa importante vitória, que está presente em diversas manifestações culturais da comunidade.

Os habitantes do Corvo terão, assim, a oportunidade de conhecer José Ruy, a sua arte e forma de trabalhar, enquanto o autor conhecerá a ilha e os corvinos, recolhendo ideias e contributos para a narrativa, numa interação de que resultará uma obra de banda desenhada que vai registar para o futuro um importante património histórico-cultural da população do Corvo.

O Ecomuseu do Corvo, concebido, construído e posto em funcionamento numa colaboração entre a Câmara Municipal e o Governo Regional, em conjunto com a população local, é um sistema de redes multirrelacionais que articula polos, recursos e complexos de valor patrimonial, geridos nos respetivos contextos ecológicos e numa perspetiva de desenvolvimento social e local.

José Ruy Pinto estreou-se como desenhador e autor dos textos apenas com 14 anos, tendo entrado em 1941 para a Escola António Arroio, onde frequentou o curso de Belas-Artes.

No 3.º ano optou, com as equivalências correspondentes, pelo curso de desenhador litográfico, entrando assim no mundo das artes gráficas, de onde nunca mais saiu.

José Ruy, que esteve ligado à mítica revista de banda desenhada 'O Mosquito', considerada o berço de quase todos os desenhadores portugueses dos anos 40, é autor de obras que são hoje autênticos clássicos, como 'Ubirajara', 'A Mensagem', 'Gutenberg', 'O Bobo' e 'Peregrinação', entre outras.

Este evento que terá lugar sábado realiza-se no âmbito do Ecomuseu do Corvo, sendo materializado pela Biblioteca Municipal, Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia e Direção Regional da Cultura.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: