quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Medidas de apoio aos idosos também afirmam os Açores como Região solidária, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje, em Ponta Delgada, que as diversas medidas de apoio social aos idosos, como é o caso do Complemento Regional de Pensão e do apoio à aquisição de medicamentos, constituem também uma forma de afirmar os Açores como uma Região solidária.

“Quotidianamente, fazemos um esforço para poder honrar o legado e o património que recebemos das gerações mais experientes, fazendo o possível por engrandecer este legado, mas também reconhecendo aqueles que tanto contribuíram ao longo das suas vidas” para o desenvolvimento dos Açores, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que falava num convívio com cerca de mil idosos das Casas do Povo e Centros de Dia de vários concelhos da ilha de São Miguel, promovido pela Casa do Povo dos Arrifes, destacou, além dos investimentos públicos em equipamentos de apoio aos idosos, várias medidas sociais implementadas na Região, dando os exemplos do Complemento Regional de Pensão – conhecido por 'cheque pequenino' – e o apoio à aquisição de medicamentos por idosos (COMPAMID).

Em 2015, o Complemento Regional de Pensão abrangeu mais de 35 mil idosos, num montante global de cerca de 25 milhões de euros.

Esta medida tem registado aumentos todos os anos desta legislatura, nomeadamente de três por cento em 2013, de dois por cento em 2014, de dois por cento em 2015 e, este ano, também de dois por cento.

No conjunto de toda a legislatura, terá um aumento que se aproxima dos 10 por cento.

Relativamente ao COMPAMID, que beneficiou cerca de 4.000 idosos em 2015, será alargado este ano aos reformados por invalidez, independentemente da idade.

“Estamos a falar de medidas que são nossas, dos Açores, e que são uma forma de nos afirmarmos como uma Região solidária que somos”, frisou Vasco Cordeiro, que destacou, ainda, as parcerias existentes entre o Governo e centenas de instituições que se dedicam ao apoio social em todas as ilhas do arquipélago.

“É de inteira justiça dar nota do reconhecimento que existe da parte do Governo em relação a esse trabalho de parceria que se estabelece com estas instituições, não apenas o reconhecimento dos órgãos sociais, mas também dos funcionários que são quem, no dia-a-dia, dão expressão prática e concreta a esse trabalho”, afirmou o Presidente do Governo.

Anexos:
2016.01.07-PGR-ConvivioIdosos.mp3

GaCS

Sem comentários: