domingo, 21 de março de 2010

Alunos açorianos participam no programa Parlamento dos Jovens



Um grupo de 81 alunos açorianos do Ensino Básico e Secundário participa, esta semana, no programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa anual que visa estimular o gosto pela participação cívica e política dos mais novos.

Reunidos na sala do plenário, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Alunos, no Faial, 36 jovens deputados, legítimos representantes de 18 estabelecimentos de ensino básico (2º e 3º ciclo), vão debater, segunda-feira, o tema da Educação Sexual.

A sessão parlamentar tem início marcado para as 9:30 e vai contar com a presença da Directora Regional da Educação e Formação, Fabíola Cardoso.

Na terça-feira será a vez dos 45 alunos do ensino Secundário, representando 15 escolas, tomarem assento nas bancadas para discutirem o centenário da República em Portugal.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, iniciada em 1995, que visa proporcionar aos alunos que se candidatam uma experiência parlamentar, semelhante às Sessões Plenárias que ocorrem, mensalmente.

Além disso, visa envolver os jovens em projectos de participação activa, dar a conhecer as regras do debate parlamentar, promover o debate democrático e incentivar a reflexão sobre um tema definido anualmente.

Nos Açores este projecto tem uma organização conjunta das Direcções Regionais da Educação e Formação e da Juventude.

Da ordem de trabalhos consta o contacto dos alunos com deputados, a apresentação, debate e votação dos projectos de recomendação preparados por cada uma das escolas presentes.

No final do dia será escolhido o projecto de recomendação que irá representar os Açores no Assembleia da República.

A sessão nacional do Parlamento dos Jovens relativa ao Ensino Básico vai decorrer entre 24 e 25 de Maio, contando com seis alunos açorianos, oriundos de três estabelecimentos de ensino.

Entre 26 e 27 de Abril o hemiciclo da Assembleia da República é ocupado pelos alunos do Secundário, sendo que entre os presentes estarão seis jovens açorianos, representando três escolas.


GaCS/RM

Sem comentários: