domingo, 21 de março de 2010

Governo promove plano de acção regional para uma maior e melhor inclusão de pessoas com deficiência nos Açores




O Governo Regional dos Açores vai lançar, em breve, um plano de acção regional para a inclusão, destinado a pessoas com deficiência.

O anúncio foi feito hoje, em Ponta Delgada, pela directora regional da Igualdade de Oportunidades no encerramento do Campeonato Regional de Atletismo Adaptado/Deficiência Intelectual promovido pela Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores e Aurora Social.

Natércia Gaspar disse, na ocasião, que o objectivo do novo plano é fazer dos Açores uma região ainda mais inclusiva, onde todos tenham vez e voz.

Esta responsável manifestou a total abertura e receptividade do executivo açoriano em colaborar com a Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores na criação de residências, em São Miguel, para pessoas com deficiência.

Considerou tratar-se de um projecto que vai responder às actuais necessidades e angústias das famílias que se preocupam com o futuro dos seus membros portadores de deficiência.

Referiu, no entanto, que o Governo Regional tem criado algumas medidas que visam promover a igualdade e o acesso aos direitos, do desporto à recreação e lazer, da formação à qualificação das pessoas com deficiência, numa missão que exige união de esforços entre os sectores público e privado.

A directora regional da Igualdade de Oportunidades sublinhou que só em 2009 é que o Governo da Republica ratificou a Convenção para os Direitos das Pessoas com Deficiência e apelou para que as famílias e as pessoas portadoras de deficiência sejam um pólo impulsionador de afirmação, na sociedade, das suas exigências e necessidades.

Sobre a realização do Campeonato Regional de Atletismo Adaptado/Deficiência Intelectual, Natércia Gaspar afirmou ser um verdadeiro testemunho de que é possível transpor barreiras e superar dificuldades pessoais.

Na sua opinião, a participação de cerca de 70 atletas das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Pico, naquele campeonato, representa um elevado testemunho para os que se queixam de coisas tão pequenas e de dificuldades tantas vezes insignificantes.

Salientou, ainda, a importância das pessoas portadoras de deficiência usufruírem de espaços adequados, onde possam, durante o dia, desenvolver e aumentar as suas competências pessoais e sociais.



GaCS/CM

Sem comentários: