sexta-feira, 12 de março de 2010

Currículo Regional irá beneficiar processo de ensino


A Secretária Regional da Educação e Formação considerou hoje que o Currículo Regional será um “instrumento útil” para beneficiar o processo de ensino, assegurando que não está em causa acrescentar mais conteúdos aos programas nacionais.

“Nós não vamos acrescentar mais conteúdos aos programas nacionais. Trata-se de identificar estratégias que permitam a operacionalização desses conteúdos, fazendo a ponte entre o regional e o nacional”, afirmou Lina Mendes aos jornalistas.

O grupo de trabalho que está a preparar a implementação do Currículo Regional da Educação Básica na Região Autónoma dos Açores está hoje reunida em Angra do Heroísmo para analisar e articular os contributos das diversas equipas, bem como programar as linhas de intervenção futuras, tendo por base o trabalho desenvolvido pelos intervenientes neste projecto desde final de Setembro de 2009.

Para Lina Mendes o trabalho feito até agora tem demonstrado “muita reflexão e muito a perspectiva que este currículo regional terá de servir os professores e as escolas”, já que “não se trata de um documento para constar, mas que deverá funcionar como uma ferramenta a utilizar no dia-a-dia nas escolas”.

Segundo a governante, tem existido uma articulação entre a tutela, as equipas das diferentes áreas curriculares e a Comissão Coordenadora do Currículo Regional, permitindo alcançar “bons resultados”.

A reunião de hoje serviu para fazer um balanço do trabalho produzido até ao momento e transmitir orientações às equipas para uniformizar o discurso e assim haver uma coerência em todo o projecto.

O Currículo Regional deverá arrancar em pleno no ano lectivo 2010/2011.



GaCS/RM

Sem comentários: