segunda-feira, 22 de março de 2010

Governo defende interesses dos agricultores açorianos em Bruxelas




O secretário regional da Agricultura e Florestas reuniu, esta segunda-feira, com o comissário europeu da Agricultura para analisar as principais questões relacionadas com a agricultura regional.

No encontro que decorreu em Bruxelas, Noé Rodrigues teve a oportunidade de abordar com Dacian Ciolos, as questões relacionadas com o desmantelamento do sistema de quotas leiteiras a partir da campanha 2014/2015.

O governante açoriano mostrou-se satisfeito com a sensibilidade do comissário europeu sobre "a necessidade de se acautelarem os rendimentos dos produtores em situação de crise, sendo que existe por parte da Comissão o compromisso de colaborar na procura de mecanismos que tenham em conta as especificidades de regiões como é o caso dos Açores" para fazer face ao desmantelamento do sistema de quotas leiteiras.

Para já, o comissário europeu diz estar a aguardar os resultados do grupo de reflexão sobre o sector do leite, que deverão ser apresentados em Junho.

Neste encontro foi ainda analisada a questão da SINAGA e a sua importância como alternativa à diversificação da base produtiva regional, sendo reconhecida a necessidade de se criar um apoio, " gerido sempre numa base de rigor", que permita facilitar a sustentabilidade da actividade desta agro-indústria.

Questões como o POSEI e o Desenvolvimento Rural estiveram também em cima da mesa na reunião entre os dois governantes.



GaCS/MS

Sem comentários: