terça-feira, 2 de março de 2010

Governo investe mais de 600 mil euros na construção de dois equipamentos sociais no Faial




Cerca de 620.000 euros é quanto o Governo dos Açores está a investir na construção do Centro de Dia da freguesia da Conceição e do Centro de Noite da freguesia dos Flamengos, na ilha do Faial.


A informação foi avançada hoje pela secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social, durante a visita que efectuou às obras de construção daqueles dois equipamentos de apoio a idosos.


No caso da Conceição, uma das três freguesias da cidade da Horta, o equipamento ali em construção é o primeiro construído exclusivamente com a finalidade de Centro de Dia e irá servir cerca de 40 idosos.


Segundo Ana Paula Marques, o custo desta obra deverá ascender a cerca de 300.000 euros, prevendo-se que fique concluída dentro de um ano.


Para a secretária regional, trata-se de um equipamento que tem uma “importância fulcral” para a cidade da Horta, pois irá possibilitar que os idosos que o frequentem possam ali tomar uma refeição e fazer a sua higiene pessoal durante o dia, regressando depois às suas casas.


Esta é uma aposta que o Governo está a fazer nas diferentes ilhas, porque é um “serviço de proximidade que permite proporcionar às famílias um maior apoio na prestação de cuidados aos seus idosos”, adiantou Ana Paula Marques.


Para além disso, este equipamento terá também uma cozinha, uma lavandaria e dois quartos, que numa situação de imprevisto permitirão que os idosos possam lá permanecem. No fundo, conforme explicou a secretária regional, será “um Centro de Dia com uma pequena estrutura de Centro de Noite na freguesia da Conceição”.


No que respeita à freguesia dos Flamengos, Ana Paula Marques revelou que o Centro de Noite ali em construção, cuja conclusão está prevista para Julho, faz parte de um “projecto ambicioso” no âmbito do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo.


Conforme referiu, este equipamento, que constitui o primeiro Centro de Noite numa freguesia não citadina do Faial, terá um custo da ordem dos 320.000 euros. Numa segunda fase, porém, será também construída de raiz nos Flamengos uma creche, cujo projecto já está a ser elaborado, atingindo aquele investimento um valor da ordem de um milhão de euros.


Com estes investimentos, fica aqui uma “resposta social adequada”, resolvendo do ponto de vista dos equipamentos sociais todas as necessidades da ilha do Faial, disse a secretária regional.



GaCS/FG

Sem comentários: