terça-feira, 2 de março de 2010

Governo reabilita acessibilidades às explorações danificadas pelas intempéries


O Governo dos Açores continua a disponibilizar todos os meios necessários para recuperar os caminhos rurais e florestais danificados pelo temporal que assolou as ilhas de São Miguel e Santa Maria, nesta segunda-feira, dia 1 de Março.

Os trabalhos de recuperação dos caminhos afectados dizem respeito à limpeza e remoção de derrocadas dos taludes, árvores caídas, e construção/desobstrução dos sistemas de drenagem superficial ou desentupimento dos aquedutos ou pontões.

Da avaliação efectuada pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através dos serviços florestais, os danos verificaram-se em 46,4 quilómetros de acessibilidades às explorações agrícolas, cuja reabilitação terá um custo global estimado de cerca de 750 mil euros.

Durante o dia 1 de Março, a maior parte dos meios operativos do Serviço Florestal do Nordeste (recursos humanos, máquinas e equipamentos) estiveram a colaborar na limpeza e desobstrução da Estrada Regional (Achada, Santo António, Algarvia e Santana) e nas operações de ajuda aos sobreviventes e resgate dos desaparecidos na zona do acidente do autocarro (entre Algarvia e Santana).

Por outro lado, as equipas de trabalho do Serviço Florestal de Ponta Delgada procederam a limpezas de pequenas quebradas que aconteceram em diversos caminhos rurais do concelho de Ponta Delgada, Lagoa e Vila Franca do Campo, os quais ficaram transitáveis, com excepção de dois caminhos localizados na freguesia das Feteiras (Ponta Delgada).

Na ilha de Santa Maria, a limpeza dos caminhos danificados encontra-se praticamente concluída, faltando apenas proceder à requalificação do piso em macadame das acessibilidades em causa.


GaCS/MS

Sem comentários: