terça-feira, 2 de março de 2010

Lançamento do livro "Dos Vulcões dos Açores" na BPARPD




A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e a editora Publiçor organizam o lançamento do livro Dos Vulcões dos Açores / From the Azores Volcanoes, da autoria de Victor Hugo Forjaz, Zilda T. M. França, Jorge M. Tavares, Luís Miguel Almeida e José António Rodrigues, no próximo dia 4 de Março, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca, o qual será apresentado pelo Prof. Doutor António Manuel B. Machado Pires.

Antes do encerramento da sessão será exibida uma curta-metragem da RTP-Açores, realizada pelo jornalista José Serra, intitulada História de um Vulcão (Capelinhos).

Esta obra de cariz científico, acompanhada de um DVD e em versão bilingue, conta a história dos Açores do ponto de vista vulcanológico e é a primeira de uma série temática organizada pela Publiçor. A história das raízes e evolução destas ilhas açorianas ao longo dos séculos é relatada através dos textos do livro, dos modernos mapas e de uma selecção fotográfica que ficou a cargo de José António Rodrigues.

O vulcanólogo e presidente da Direcção do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, Vítor Hugo Forjaz, é o responsável pela coordenação desta obra composta por 160 páginas. Este especialista defende que o livro que irá ser lançado pretende divulgar o papel da vulcanologia como uma área muito importante da ciência dos Açores, uma vez que faz parte da sociedade açoriana, sob vários pontos de vista, não podendo ser dissociada da história deste povo.

Estará patente ao público uma Mostra Bibliográfica e Documental alusiva à temática do livro a lançar, bem como materiais do Vulcão dos Capelinhos.


GaCS/SF/BPARPD

Sem comentários: