sábado, 20 de março de 2010

Governo reforça apoio técnico à cultura das próteas na Região




Numa iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, decorre até ao dia 22 de Março, uma visita técnica aos Açores do especialista sul-africano em cultura de próteas, Gerhard Malan de modo a assegurar apoio técnico e consultoria dedicada aos produtores desta actividade florícola nas ilhas Terceira e Faial.

Durante esta acção, são garantidos esclarecimentos e auxílios técnicos em campo junto à cultura, dirigidos aos produtores e organizações de agricultores, fornecendo-lhes indicações sobre o processo de desenvolvimento e de evolução das culturas, a avaliação da sua produção, assente num método de vulgarização e de extensão rural para a actividade da cultura das próteas, assistidas por técnicos da Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário e dos Serviços de Desenvolvimento Agrário.

O programa da visita conjuga também reuniões de intercâmbio e de actualização de conhecimentos com os técnicos do sector e os floricultores, visitas às explorações dos produtores de próteas e aos campos de experimentação dos serviços oficiais.

O Dr. Gerhard Malan presta apoio técnico a esta cultura florícola nos Açores, em visitas anuais promovidas pelo Governo dos Açores desde 1998.

Estes encontros e visitas técnicas pretendem também estimular esta actividade, promovendo-se o balanço da cultura de próteas na Região aos mais variados níveis, planeando linhas de experimentação futura em áreas como a formação, melhor adaptação das culturas e o melhoramento da sua qualidade.

Outro dos grandes objectivos é motivar os produtores, de forma a responderem cada vez mais à conjugação exploração/condições edáfo-climáticas/variedades exploradas, associadas ao equilíbrio e conhecimento dos mercados, promovendo-se o progresso, diversificação agrícola e contribuindo-se para consolidar viabilidade económica ao nosso sector agrícola.



GaCS/MS

Sem comentários: