sábado, 20 de março de 2010

Governo comemora “Dia Mundial da Floresta”




A ilha Terceira serve, este ano, de palco para diversas actividades organizadas pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, em colaboração com as câmaras municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, no âmbito das comemorações do “Dia Mundial da Floresta”.

Do programa destaca-se a realização do seminário “Ao Encontro da Floresta”, pelas 17h00, do dia 21 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, cujos temas das palestras serão “Projecto Cientifico para Renaturalização do Núcleo Florestal da Lagoa do Negro” pelo Prof. Dr. Eduardo Dias e “Festa da Árvore nos Açores no período da República” pelo Dr. Carlos Enes.

Na segunda-feira pelas 10h00, o director regional dos Recursos Florestais, em representação do secretário regional da Agricultura e Florestas, visita a maior plantação de Pau Branco dos Açores, localizada nos Biscoitos, com plantação simbólica de alguns exemplares desta árvore endémica da Região, dotada de grande potencial florestal.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas promove ainda a 22 de Março, no Parque Ambiental do Paul, Praia da Vitória, a partir das 10h30, um conjunto de actividades de animação lúdico-pedagógica dirigidas a 900 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da Terceira.

Trata-se de uma iniciativa que visa consciencializar a comunidade escolar para os temas relacionados com a floresta açoriana.

As comemorações do “Dia Mundial da Floresta” são alargadas a todas as ilhas da Região através de uma série de actividades que vão desde as palestras sobre a importância da reciclagem orgânica, como utilizar os resíduos florestais, de jardins, horta e de cozinha para fazerem compostagem e actividades lúdicas que consistem no Jogo da Caça ao Tesouro, na observação de escalada de árvores e realização de Rappel.

Outras iniciativas estão a ser levadas a efeito tais como a realização de gincanas, alusivas à temática do ciclo produtivo da árvore e que culminarão na plantação de exemplares de espécies endémicas, provas de paint-ball, aulas de hip-hop e na recriação de alguns jogos tradicionais.



GaCS/MS

Sem comentários: