segunda-feira, 1 de março de 2010

Governo vai manter equipas de prevenção em zonas críticas: Ribeira Quente, Nordeste e Água d’Alto


A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE), através da Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres (DRETT), informa que a estrada regional de acesso à freguesia da Ribeira Quente continua interdita.

Neste troço da estrada regional continuam a decorrer os trabalhos de limpeza da via, ao longo da qual decorreram várias derrocadas. O único acesso à freguesia será reaberto assim que as condições de segurança forem repostas.

Na zona das praias de Água d’Alto a circulação faz-se de forma condicionada também por causa da instabilidade dos taludes. As máquinas da SRCTE já procederam à limpeza da terra, fruto dos aluimentos, na estrada, mas apela-se à atenção redobrada dos condutores nesta zona.

Ainda na costa sul da ilha de São Miguel a DRETT informa que o acesso ao miradouro do Pisão está interdito por causa das derrocadas que ocorreram no talude sobranceiro ao Porto da Caloura. Durante a tarde uma equipa do Laboratório Regional de Engenharia Civil esteve no local para averiguar as condições de segurança do talude e analisar a origem da derrocada.

No concelho do Nordeste, o mais atingido com a intempérie que hoje se abateu na ilha de São Miguel, a circulação automóvel continua a ser efectuada de forma muito condicionada. Decorrem ainda os trabalhos de limpeza da via e de inspecção à própria estrada de forma a garantir a segurança do troço.

Na zona da Lomba do Pico da Criação, no concelho da Ribeira Grande, o trânsito está cortado, mesmo a automóveis ligeiros por causa da cedência do pavimento da estrada. Neste local existem indicações dos desvios que os condutores devem seguir.

A SRCTE apela, uma vez mais, aos condutores para evitarem o acesso ao Nordeste, procurando caminhos alternativos, nomeadamente entre a Achada e o final da Algarvia.

Por causa das operações de limpeza, deslizamentos de terra e instabilidade atmosférica, o trânsito de veículos pesados, incluindo o transporte colectivo regular de passageiros e transporte escolar, continuará suspenso durante o dia de amanhã.

A SRCTE vai manter equipas de prevenção durante 24 horas, especialmente nas zonas mais atingidas: a estrada regional da Ribeira Quente, zona de Água d’Alto e Nordeste.

O Serviço Regional da Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, entretanto, as buscas foram interrompidas pela falta de visibilidade e pela chuva forte e granizo que continua a cair no local do acidente com o autocarro, onde uma criança continua desparecida. Não estando garantidas as condições de segurança para as buscas durante a noite, elas serão retomadas às 8 horas da manhã.





GaCS/VS

Sem comentários: