segunda-feira, 1 de março de 2010

Presidente do Governo avalia prejuízos em “alguns milhões de euros” mas acredita na capacidade de recuperação dos açorianos




Após uma visita esta tarde aos principais locais afectados pelo mau tempo que fustigou a ilha de S.Miguel desde a madrugada, o presidente do Governo Regional fez questão de elogiar o trabalho dedicado e feito sob condições difíceis das centenas de trabalhadores que participaram no auxílio às populações e na recuperação dos estragos do temporal.

Nos trabalhos, estiveram envolvidos máquinas e homens da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e da Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, da Secretaria da Agricultura e Florestas e dos Serviços Florestais, da Secretaria do Trabalho e da Solidariedade Social, assim como a Protecção Civil e as corporações de Bombeiros e os meios das Câmaras Municipais do Nordeste, Povoação, Vila Franca e Ribeira Grande.

Carlos César começou por visitar o local do sinistro ocorrido com um autocarro hoje de manhã na Algarvia, no Nordeste, que levava quatro pessoas, um adulto e três crianças. O autocarro foi colhido por uma desabamento de terras e caiu numa ribanceira na Ribeira da Mulher. Duas das crianças foram levadas aos serviços de saúde e não inspiram cuidados, o adulto, condutor do autocarro foi resgatado esta tarde sem vida e a outra criança continua desaparecida.

O presidente do Governo percorreu ainda os principais locais atingidos por derrocadas, cheias e desabamentos de terras. Na Ribeira Quente, uma enorme derrocada junto ao túnel do lado da freguesia obstruiu a estrada e os trabalhos de remoção prosseguem pelas próximas horas. Em Água D´Alto, um gigantesco deslocamento de terras também obstruiu a estrada regional junto às praias. Na zona do pisão, várias derrocadas atingiram o porto da Caloura e chegaram a danificar alguns barcos de boca aberta. Há taludes instáveis um pouco por toda a ilha e os trabalhos vão prosseguir nas próximas semanas.

O presidente do Governo avalia em “ alguns milhões de euros” os prejuízos provocados pelo mau tempo hoje sobretudo na ilha de S.Miguel mas acredita que “ os açorianos vão ultrapassar mais esta adversidade como tem sido seu timbre em situações análogas anteriores”.


GaCS/SF

Sem comentários: