segunda-feira, 1 de março de 2010

Presidente do Governo visita locais afectados pelo mau tempo e garante empenhamento de todos os meios no terreno


O Presidente do Governo reuniu ao final da manhã de hoje, no Palácio de Sant´Ana, com os secretários regionais que tutelam politicamente os meios envolvidos no auxílio às populações e na recuperação dos estragos provocados pelo mau tempo que atingiu hoje sobretudo as ilhas de S. Miguel e Santa Maria.

Antes de partir a caminho do local do sinistro ocorrido na estrada do Nordeste com um autocarro e a outros locais mais afectados, Carlos César fez o ponto da situação no inicio desta tarde.

Segundo o presidente do Governo, “na sequência do mau tempo que assolou particularmente a ilha de S. Miguel e também um pouco, parcialmente, a ilha de santa Maria, foi suscitada uma prevenção e mobilização especial dos serviços de obras públicas, florestais e da Protecção Civil em geral de forma a prevenir e a acompanhar a situação superveniente confirmada até ao momento”.

“Cerca das 8H20 registou-se um acidente com um autocarro de 53 lugares onde se encontrava, pelo menos, um condutor e três crianças, num troço de estrada entre a Algarvia e Santana. Na sequência de uma derrocada, esse autocarro foi arrastado para uma ribeira, a “Ribeira da Mulher”, onde caiu e onde parte desse autocarro se encontra a vinte metros de distância face ao nível da estrada”.

“Estão desaparecidos pelo menos um condutor e uma criança. As outras duas crianças foram socorridas de imediato, por uma equipa dos Serviços Florestais, que se encontrava na imediação do local, não sendo o seu estado de saúde de inspirar grandes cuidados”.

“Estão envolvidos para já na operação de verificação do autocarro e de procura dos desaparecidos, 7 viaturas e 21 bombeiros, para além de outras máquinas dos Serviços Florestais e de equipas desses Serviços que se encontram também no local”.

Ainda segundo Carlos César, “verificaram-se interrupções que a todo o momento são feitas nas zonas do concelho do Nordeste, e também em parte na Povoação e ainda, em parte na Ribeira Grande, designadamente na estrada entre a Maia e o Nordeste, e entre as Furnas e a Povoação, que interditamos à circulação de transportes colectivos, dado que o volume das derrocadas e a intensidade do vento e a chuva forte que se abateu sobre aquela área, fragilizou especialmente essas zonas e torna-se importante acautelar a repetição de qualquer situação como aquela que aconteceu”.

“Estamos neste momento em fase final de retirar pessoas e viaturas que se encontravam entre quebradas nas várias estradas e em particular nas estradas do concelho do Nordeste, e também a proceder nalguns casos a operações já de limpeza e de verificação da solidez de troços de estradas, de muros de suporte e, em alguns casos, de pontes. Nos casos das pontes da Ribeira João Vaz e da Ribeira Caldeirão, verificaram-se situações de alteração nos muros de encontro nas guardas de pontes nessas ribeiras. Neste momento, já foram enviadas duas equipas para verificar a situação e, até lá, essa zona fica interdita”.

O presidente do Governo confirma que, “nos concelhos do Nordeste, da Povoação e de Vila Franca do campo, na freguesia de Água d’Alto, nós temos envolvidos neste momento cerca de 150 trabalhadores da Direcção Regional de Equipamentos e Transportes Terrestres e da Direcção Regional das Florestas, que estão a intervir para além dos Corpos de Bombeiros que estão também envolvidos nessas áreas.
Temos muitos caminhos rurais que não constituem de imediato a prioridade e que se encontram intransitáveis, designadamente nas freguesias de Santana, da Achada e também numa zona das Furnas”.

“Demos prioridade ao empenhamento dos Serviços Florestais na desobstrução das estradas regionais e da garantia e que, nesse percurso, não se encontram outras viaturas ou outras situações que suscitem alarme, de modo a ter a certeza sobre todo esse percurso”.

“Há também em todos os concelhos pequenas situações de derrocadas, de quedas de árvores, de alguns acidentes com veículos ligeiros que são atribuíveis também ao estado de mau tempo que estamos a viver”.

“Do ponto de vista da Habitação, nós temos equipas da Secretaria Regional do Trabalho e da Solidariedade Social a seguir vários casos, que se tratam apenas de pequenas inundações, registando-se algumas evacuações temporárias por razões de segurança, tendo sido activado pela Secretaria o Serviço de Realojamento através da Bolsa de Habitação que se dispõe para efeitos desta natureza. Também foi já determinada a activação do Serviço de Apoio Psicológico, sobretudo a referenciar no caso dos desaparecidos envolvidos no acidente com o autocarro na estrada do Nordeste”.

“Temos também na ilha de Santa Maria algumas inundações e quedas de árvores”.

Carlos César assegura que “ estamos a prosseguir com todos os serviços operativos envolvidos na superação destes problemas ocasionados mas também a fazer uma visita de verificação esta tarde ao nível da tutela política desses serviços, estimamos uma melhoria do estado do tempo, segundo as informações que nos são prestadas pelos serviços da especialidade. Já passou o pior, temos uma depressão que caminha para noroeste, prevendo-se apenas algumas curtos aguaceiros fortes mas com tendência para diminuir, também o vento com tendência para diminuir embora se tenham registados rajadas de vento na ordem dos 90 km/hora na ilha de S. Miguel e de 101 km/hora na ilha de Santa Maria”.

“Pensamos que o pior já terá passado”, concluiu o presidente do Governo, “mas temos todos os nossos serviços activados e recomendamos a todas as pessoas que procurem não circular nas estradas com características de maior fragilidade e sobretudo nestas zonas do concelho do Nordeste e em parte do concelho da Povoação”.



GaCS/SF

Sem comentários: