quinta-feira, 18 de março de 2010

Rede Natura 2000 com dados disponíveis ao público



Já estão disponíveis ao público um visualizador de informação geográfica interactivo e uma base de dados sobre a Rede Natura 2000 (Natura 2000 viewer e Natura 2000 database).

Estas ferramentas permitem o acesso fácil a informações sobre a Rede Natura 2000 na União Europeia e são o resultado de uma colaboração frutífera entre a Comissão Europeia, a Agência Europeia do Ambiente, o seu Centro Temático Europeu sobre a Biodiversidade e os Estados-Membros, que partilham de uma visão comum sobre a necessidade de transparência e de troca de dados. Qualquer cidadão pode aceder às novas ferramentas através dos seguintes endereços internet:

- Natura Viewer 2000:
http://natura2000.eea.europa.eu/

- Natura 2000 database:
http://www.eea.europa.eu/data-and-maps/data/natura-2000/

Espera-se assim corresponder ao interesse do público sobre a Rede Natura 2000 e que estas novas ferramentas possam servir como um instrumento útil para a investigação, educação, sensibilização e decisão, uma vez que, agora, será muito mais fácil para todos encontrar informações relevantes sobre os sítios.

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica de âmbito europeu que compreende as áreas classificadas como Zonas Especiais de Conservação (evolução dos Sítios de Interesse Comunitário) e Zonas de Protecção Especial e tem como objectivo principal assegurar a sobrevivência, a longo prazo, das espécies e habitats mais valiosos e ameaçados da Europa. Esta rede inclui quase 26 mil locais, abrangendo cerca de 18% do território da União Europeia.

Na Região Autónoma dos Açores, as áreas classificadas no âmbito da Rede Natura 2000 compõem-se de 15 Zonas de Protecção Especial, 25 Zonas Especiais de Conservação e dois Sítios de Importância Comunitária (as Fontes Hidrotermais de Grande Profundidade, recentemente classificadas). Estas 40 zonas foram classificadas por proposta do Governo dos Açores ao abrigo das Directivas Aves e Habitats, abrangem 16% do território terrestre e correspondem aos hotspots de biodiversidade nos Açores, importantes para a conservação de espécies e de comunidades e que estão agora mais próximos de todos os interessados.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: