segunda-feira, 22 de março de 2010

Renovação da frota dos transportes públicos garante desenvolvimento sustentável



Desde 2001 o Governo Regional já apoiou a aquisição de 189 novos autocarros para o serviço do transporte colectivo regular de passageiros nos Açores, um investimento de trinta milhões de euros, comparticipado em 18 milhões de euros pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, ao abrigo do Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros – SIRIART.

Hoje foram assinados mais seis contratos de concessão de incentivos a empresas regionais para a aquisição de mais 17 autocarros e equipamentos informáticos, de geolocalização e videovigilância, um investimento global a três milhões de euros, comparticipado em cinquenta por cento pelo executivo açoriano.

Segundo José Contente, com mais estes contratos o Governo Regional e os concessionários garantem mais segurança e menos emissão de gases tóxicos para a atmosfera, referindo que “já fizemos as contas e essa emissão é sete vezes menor com os novos autocarros, além de representarem também uma poupança de combustível porque estas viaturas são mais económicas”.

Para o secretário regional, que falava na cerimónia de assinatura dos contratos ao abrigo do SIRIART, este é mais um passo na renovação da frota açoriana, “com um programa que está a ser bem executado, bem aproveitado e que está a dar novas garantias de segurança, de conforto e de atractividade ao transporte colectivo de passageiros”, sublinhou.

O Governo Regional prevê, para o mês de Maio, anunciar as conclusões de um estudo sobre os transportes colectivos de S. Miguel, através do qual estão a ser revistos horários, itinerários e tarifários, de modo a transformar o transporte colectivo de passageiros num potencial de maior atracção para os clientes.

O Governo, segundo as conclusões do estudo, avançará com o passe social para, por um lado, aumentar a procura dos clientes e, por outro, garantir a saúde financeira das empresas que efectuam o serviço público na Região. O governante realçou ainda que as premissas essênciais deste estudo podem vir a ser transpostas para as restantes ilhas do arquipélago.

A propósito, José Contente afirmou que “queremos um serviço com segurança, qualidade e bons preços e estamos a trabalhar para que no futuro estes objectivos sejam reforçados. Após as conclusões do estudo, vamos reunir com as concessionárias para averiguarmos como poderemos implementar as soluções encontradas, transpondo a linguagem técnica do estudo para os conhecimentos práticos do dia-a-dia dos concessionários”.

O secretário regional dos Equipamentos lançou ainda um dos novos desafios a que o executivo açoriano se propõe: transformar, junto da União Europeia, o SIRIART para que a renovação da frota seja possível mediante a aquisição de viaturas híbridas.

“Estamos a fazer diligências para que o SIRIART não acabe e se transforme num novo programa, compatível com as necessidades actuais, com aquilo que são as exigências da União Europeia, e que trarão benefícios às nossas empresas através do recurso a tecnologia híbrida, mais limpa, menos consumidora de combustível e vantajosa para o nosso desenvolvimento sustentável”, disse José Contente.

O secretário da tutela valorizou ainda o empenhamento e o contributo das concessionárias que, sobretudo em ilhas mais pequenas, sobrevivem com as dificuldade do mercado, mas persistirem no empenhamento global para garantirem a melhoraria do serviço público de transporte colectivo de passageiros.



GaCS/VS

Sem comentários: