terça-feira, 2 de março de 2010

Semana da Cultura Açoriana em Lisboa


De 2 a 7 de Março a cultura açoriana estará em destaque em Lisboa. Numa parceria conjunta entre o Teatro São Luiz, a Direcção Regional da Cultura e o Teatro Micaelense, a cidade de Lisboa é o palco de diversas iniciativas culturais açorianas. Desde espectáculos, conferências, exposições, projecção de um filme e gastronomia, várias são as oportunidades que se proporcionam a quem se quiser associar a esta Semana da Cultura Açoriana em Lisboa.

A arquitectura nos Açores é o tema de um painel que terá lugar no dia 3 de Março, no jardim de inverno do Teatro de São Luiz. Com a participação de Manuel Graça Dias (moderador), João Vieira Caldas (Arquitectura Popular), Isabel Soares de Albergaria (Arquitectura Erudita) e José Manuel Fernandes (Arquitectura Contemporânea) serão abordadas diversos aspectos deste tema que tem suscitado um crescente interesse junto de investigadores e público em geral. A formulação das principais características da arquitectura popular ou vernácula em contraponto com a dita erudita constitui motivo essencial para uma revisitação por parte destes especialistas. Simultaneamente, será abordada a arquitectura contemporânea que, nos últimos anos, tem conhecido um incremento de qualidade e quantidade no território açoriano. Acompanha este painel uma exposição sobre a arquitectura conhecida por “Estilo Micaelense”, no âmbito de uma colaboração com o Instituto Açoriano de Cultura.

A Literatura nos Açores será o tema de outro painel que contará com a moderação de Nuno Costa Santos e a participação de Onésimo Teotónio de Almeida, Fernando Cristóvão e Vasco Pereira da Costa, que intervirão em torno do mote “Vitorino Nemésio – e depois”. Os Açores são conhecidos não só pela sua paisagem natural como também como pela sua paisagem literária. Vários autores e intelectuais nascidos no arquipélago impuseram-se na vida cultural do país e outros apenas projectaram a sua vocação no espaço insular e têm tido maior dificuldade em fazer a travessia do “Rio Atlântico” e chegar ao público continental. Merecem todos eles, pela sua qualidade, ser conhecidos, divulgados e debatidos, conforme se propõem os intervenientes neste painel, que decorrerá no dia 4 de Março, também no jardim de inverno do Teatro, pelas 18h30.

Nesta semana ocorre, também, o lançamento do songbook, CD e DVD, "25 anos de Música Original nos Açores" no dia 2 de Março pelas 18h30, e ainda os concertos de Zeca Medeiros, Café Concerto no dia 4 de Março pelas 23h30 e baile ao som da Orquestra Angrajazz no dia 6 de Março pelas 23h30 no Jardim de Inverno.

A encerrar a Semana, a Direcção Regional da Cultura apresenta a Orquestra Regional Lira Açoriana, que no dia 7, Domingo, realizará o concerto de encerramento da Semana da Cultura Açoriana em Lisboa.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: