quinta-feira, 18 de março de 2010

Sessão Comemorativa do Centenário da República organizada pela ALRAA



O Centenário da Implantação da República, que se celebra este ano, foi evocado quarta-feira à noite, na cidade da Horta, durante uma sessão comemorativa organizada pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Nesta cerimónia, que contou com a colaboração da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, o executivo açoriano fez-se representar pelo seu vice-presidente, Sérgio Ávila.

Durante a sessão, foi apresentada uma edição fac-similada da obra Harmonias Sociais, de Manuel de Arriaga, que tinha sido publicada em 1907, enquanto os CTT – Correios de Portugal lançaram também uma peça filatélica alusiva ao Centenário da Implantação da República.

A reedição do livro de Manuel de Arriaga serviu ainda de pretexto para a conferência que o vice-reitor da Universidade dos Açores Brandão da Luz apresentou na ocasião sobre Harmonias Sociais.

Durante a sessão, que teve como palco o Teatro Faialense, houve ainda um momento musical, com a execução de uma peça de Henryk Wieniawski, e um momento poético, com a declamação de poemas de Manuel de Arriaga, Antero de Quental e Teófilo de Braga.



GaCS/FG

Sem comentários: