sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Governo apoia projecto do “Fórum Geminação, uma Ponte para o Mundo”



O Governo dos Açores, no âmbito das suas competências constitucionais e estatutárias com a cooperação externa, associou-se à Câmara Municipal da Ribeira Grande no projecto do “Fórum Geminação, uma Ponte para o Mundo”.

Para o Secretário Regional da Presidência, esta é uma ideia original e consequente que delineia aqueles que podem ajudar e aqueles que necessitam de ajuda. São iniciativas destas que muitas vezes faltam nas geminações entre cidades e concelhos. André Bradford afirmou que “não se trata de procurar promover um périplo turístico de circunstância mas sim dar substância ao instituto da geminação entre cidades e à projecção externa que os municípios podem e devem ter”.

No “Fórum Geminação, uma Ponte para o Mundo”, a realizar-se dias 20 e 21 de Setembro na Ribeira Grande, procura-se discutir de forma palpável como materializar estes instrumentos de cooperação e fazer com que sejam úteis às populações.

Nesta iniciativa em concreto, o Governo Regional e o município da costa norte de São Miguel vão apoiar a reabilitação de 20 fogos habitacionais no Município de Ribeira Grande, na ilha caboverdiana de Santiago, num investimento de cerca de 80 mil euros, naquilo que são 50 por cento de todas as necessidades.

André Bradford realçou a existência de pouco mais de quatro dezenas de geminações entre cidades açorianas e outras proveniências do país e do mundo, mas deixa o repto que “era bom que os municípios envolvidos procurassem dar substância a essas acções”, dando como exemplo o Município da Ribeira Grande. Considerou ainda que a articulação com o Governo Regional por parte dos municípios nesta matéria só traz benefícios, ao contrário de um trabalho que seja feito numa perspectiva de concorrência ou de confronto.

Na ocasião, o Secretário Regional da Presidência reiterou a disponibilidade do Governo Regional para apoiar iniciativas com este carácter muito concreto e de parceria. “Entre a Região e as autarquias existe uma natural e desejável separação de competências, nesta matéria e em âmbitos de acção, mas há precisamente a vantagem de se complementarem, usando cada um as suas competências”. Continuará a ser propósito do Governo dos Açores assegurar, que para além dos municípios, a Região beneficie com projectos deste teor.



GaCS/SME

Sem comentários: