sábado, 2 de abril de 2011

Habitação e serviços de proximidade para revitalizar cidades

As estratégias de revitalização urbana devem passar pelo sector da habitação, comércio, serviços de proximidade, empreendedorismo e cultura.

O anúncio foi feito hoje pelo Director Regional da Habitação, Carlos Faias, durante o colóquio Estratégias Criativas para Revitalizar Cidades, promovido pelo Instituto Açoriano de Cultura, no Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande, num evento em que esteve presente em representação do Presidente do Governo.

Referindo-se ao sector da habitação, Carlos Faias destacou a importância da preservação do património arquitectónico edificado e da definição de índices de nova construção.

Segundo acrescentou, a reabilitação e a requalificação urbana são outros dos factores a ter em consideração na revitalização das cidades, uma vez que possibilita “a preservação do património edificado e a recuperação do papel residencial com vista a uma melhor sustentabilidade económica”.

Aliás, uma medida que, de acordo com o Director Regional, se inscreve na política habitacional do Governo dos Açores.

Elencando os diversos investimentos na área da habitação, Carlos Faias referiu que, na actual legislatura, o Governo já investiu, no âmbito da reabilitação e requalificação, mais de 6,8 milhões de euros, beneficiando mais de 468 agregados familiares.

Outra das medidas apontadas pelo Director Regional com vista à revitalização das cidades é o incentivo ao arrendamento. Neste contexto recordou a existência do Famílias com Futuro, um programa criado pelo Governo dos Açores.

Já no âmbito dos serviços de proximidade, Carlos Faias considerou fundamental a aposta na educação, nos transportes, nas acessibilidades, na saúde e na segurança.

Falando sobre a cultura, o Director Regional realçou esta área como um “factor de identificação e de unificação de um povo, de combate à exclusão social e de desenvolvimento económico”.


GaCS\SM

Sem comentários: