sexta-feira, 1 de abril de 2011

Programa “De mãos dadas com os Açores”, em São Miguel a partir de amanhã


A primeira edição do Programa “De mãos dadas com os Açores”, que decorre de 2 a 9 de Abril, é uma iniciativa inédita e inovadora do Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, no âmbito dos projectos de estreitamento dos laços existentes entre os Açores e a comunidade açoriana na Diáspora.

Este projecto, cujo público-alvo são cidadãos de origem açoriana portadores de deficiência que se encontram radicados nos EUA e Canadá, visa proporcionar aos seus participantes uma visita aos Açores, possibilitando-lhes o conhecimento da realidade açoriana actual e o reencontro com familiares e amigos.

Esta iniciativa tem ainda por objectivos promover e encorajar, em articulação com as entidades parceiras da Rede Internacional de Serviço Social sedeadas nos referidos países com intervenção na problemática da deficiência, o desenvolvimento de acções promotoras de igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, visando melhorar a qualidade de vida destas, bem como contribuir para o combate à discriminação e à indiferença a que ainda estão votadas as pessoas com deficiência.

Durante a sua estadia na Região, o grupo, com dez participantes oriundos dos EUA e Canadá, desfrutará de um programa de carácter lúdico e cultural que incluirá a visita a vários concelhos, onde, num gesto solidário e em jeito de confraternização, serão recebidos por algumas instituições de solidariedade social, nomeadamente as Santas Casas da Misericórdia de Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e APACDA em Ponta Delgada.

Para o desenvolvimento do programa colaboraram ainda as seguintes entidades: SATA Internacional; Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos; Delegação de Turismo; I.A.S. Ponta Delgada; Convento da Esperança; Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo; Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande; C.A.O. da Maia; Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária; A.P.A.C.D.A. e Associação Seara do Trigo.


GaCS/LFC

Sem comentários: