terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Açores querem ser referência nacional no turismo náutico, afirma Presidente do Governo

O Presidente do Governo afirmou hoje que o Turismo dos Açores pode dar um “contributo muito positivo” para este setor a nível nacional, tendo em conta as condições que a Região apresenta para ser uma referência no país ao nível do produto turístico relacionado com o Mar.

“Os Açores podem dar um contributo muito positivo, não apenas na questão dos números, mas sobretudo na componente essencial do produto turístico emergente relacionado com o Mar”, afirmou Vasco Cordeiro, que hoje recebeu o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

Após a audiência, o Presidente do Governo adiantou que, nesta área específica, a articulação entre as entidades nacionais e regionais “pode e deve ser melhorada para conduzir a melhores resultados” no setor.

O mercado dos Estados Unidos e do Canadá é outra das áreas em que o reforço da articulação com as entidades nacionais pode melhorar o contributo que a Região pode oferecer à presença do país nesses mercados.

“Refiro-me não apenas às nossas comunidades emigradas, mas aos próprios cidadãos norte-americanos e canadianos que não têm ligação aos Açores”, tendo em conta o produto de turismo de natureza que os Açores disponibilizam, frisou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo salientou, por outro lado, que o setor turístico apresenta ainda vários desafios na Região, que não se resumem apenas à questão do transporte aéreo.

“Ultrapassada a questão do transporte aéreo, como acreditamos que há condições para resolver no bom sentido, não ficarão resolvidos todos os desafios do Turismo dos Açores”, salientou o Presidente do Governo, considerando ser fundamental ter essa noção, para que entidades públicas e privadas possam continuar a trabalhar no sentido de fortalecer cada vez mais o setor turístico.

Vasco Cordeiro apontou os exemplos dos desafios da qualidade e da diversificação de fontes de rendimento, replicando exemplos que demonstram que essa rentabilidade não deve estar apenas dependente do alojamento e da restauração, mas também da melhoria da articulação entre privados e entidades públicas e de uma cada vez melhor correspondência entre o que os Açores têm para oferecer e o que promovem.


Anexos:
2014.02.25-PGR-AudiênciaSecretárioEstadoTurismo.mp3
GaCS

Sem comentários: