quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Forças Armadas são garantia de paz e segurança nos Açores, afirma Luiz Fagundes Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura manifestou hoje ao Comando Operacional dos Açores, na passagem do seu 21.º aniversário, a gratidão do Governo dos Açores pelo seu papel na defesa e manutenção da paz no arquipélago.

“O papel de maior relevo das Forças Armadas na história recente dos Açores, e aquele que mais tem tocado a alma e a gratidão dos açorianos, tem sido no apoio às populações, estando sempre presentes nos momentos e nos locais de crise provocadas pelas forças da natureza e disponibilizando meios e competências em salvamentos e evacuações”, afirmou Luiz Fagundes Duarte, que falava, em ponta Delgada, na abertura da conferência As Forças Armadas nos Açores - Os Militares e o Povo Açoriano.

“Nos Açores, mais do que homens de guerra, os militares das Forças Armadas portuguesas são vistos e valorizados sobretudo como homens e mulheres de paz e amigos”, afirmou.

Luiz Fagundes Duarte salientou que a atuação das Forças Armadas nos Açores “é um treino permanente”, pois os militares estão sempre prontos para intervir em socorro e apoio das populações, através dos meios humanos e técnicos que dispõem, que, tendo sido concebidos, produzidos e desenvolvidos para uso bélico, são hoje utilizados como garantia de paz.

“Uma garantia de paz é o que são as Forças Armadas portuguesas nos Açores, corporizadas nos seus homens e mulheres, que muitas vezes e com risco e sacrifícios pessoais dão o seu melhor ao serviço às populações”, salientou o Secretário Regional.

Apesar das limitações e dificuldades do momento atual, Luiz Fagundes Duarte sublinhou que o Comando Operacional dos Açores tem atingido os seus objetivos, o que muito se deve “ao trabalho, à competência e à dedicação dos seus membros”.

“Desejamos que assim continue a ser naturalmente, como garantia de paz e segurança de todos nós, no presente e no futuro”, afirmou.

Luiz Fagundes Duarte deixou um compromisso de cooperação por parte do Executivo regional, salientando que “muito do que são os Açores hoje, para além da própria instituição da Autonomia, traz inscrita muito profundamente a marca das Forças Armadas portuguesas”.



Anexos:
2014.02.26.SRECC-ConfCOA.mp3
GaCS

Sem comentários: