terça-feira, 14 de outubro de 2014

Avelino Meneses anuncia que processo de reabilitação do Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado vai ser retomado

O Secretário Regional da Educação e Cultura anunciou hoje, em Ponta Delgada, que autorizou, por despacho, a Direção Regional da Cultura a abrir um procedimento público tendo em vista a adjudicação da empreitada de reabilitação do Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado.

Avelino Meneses, que falava aos jornalistas à margem de uma visita ao museu, acrescentou que a empreitada, no valor de 620 mil euros, terá um prazo de execução de 180 dias.

“Em virtude das delongas do passado, pode haver ainda alguma descrença na concretização destas obras”, salientou o Secretário Regional, frisando esperar que “desta vez tenhamos a felicidade que não tivemos no passado, porque no passado foi isso que efetivamente faltou”.

“No exercício da politica é preciso ter humildade e é por isso mesmo que reconhecemos que, nos últimos anos, concretamente nos últimos oito anos, não fomos felizes neste processo”, afirmou Avelino Meneses.

As obras agora anunciadas correspondem a uma primeira fase, que deverá estar concluída em outubro de 2015 e que permitirá a reabertura da quase totalidade do Museu Carlos Machado.

Posteriormente, até 2017, seguir-se-á uma segunda fase, que será dividida em duas subfases, não implicando estas obras, orçadas em cerca de três milhões de euros, o encerramento do edifício.

A loja e o bar serão abertos na primeira subfase, enquanto na segunda e última será realizada uma intervenção no resto do edifício, particularmente ao nível da cobertura e numa parte subterrânea que será construída sob o jardim.

Avelino Meneses estimou que todo o conjunto possa ficar disponível para o público em 2017.

Questionado sobre o Centro de Arte Contemporânea dos Açores, o Secretário Regional da Educação e Cultura revelou que na próxima semana se vão realizar trabalhos “determinantes” para a calendarização das atividades daquela infraestrutura cultural localizada na cidade da Ribeira Grande, na costa norte da ilha de S. Miguel.

Anexos:
2014.10.14-SREC-MuseuCarlosMachado.mp3

GaCS

Sem comentários: