quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Plano para 2015 aposta na mobilidade, criatividade e participação cívica dos jovens Açorianos, afirma Isabel Rodrigues

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresentou hoje ao Conselho de Juventude dos Açores as políticas para o setor previstas na proposta de Plano e Orçamento para 2015, que regista, em termos globais, um aumento de 7% na dotação face a este ano.

Isabel Rodrigues salientou que “a estratégia do Governo dos Açores para a Juventude, no âmbito deste departamento governamental, assenta em três linhas principais”, nomeadamente a facilitação da mobilidade, o desenvolvimento da criatividade e o apoio à atividade associativa, dando enfoque particular às ações que fomentem a participação cívica e a intervenção comunitária”.

Na reunião, a Secretária Regional Adjunta da Presidência anunciou a implementação de um novo programa que visa o acompanhamento e o apoio aos jovens “que saem da sua ilha de residência para prosseguir os estudos e que pretendem voltar”.

Este programa, segundo revelou Isabel Rodrigues, será desenvolvido em parceria com Vice-Presidência do Governo e com a Sociedade de Desenvolvimento Económico dos Açores (SDEA).

Isabel Rodrigues anunciou ainda o arranque, no próximo ano, dos projetos de requalificação das Pousadas de Juventude da Terceira e de São Miguel.

A Secretária Regional, reconhecendo que o emprego é uma preocupação dos jovens açorianos, reafirmou o empenho do Governo dos Açores nesta matéria, frisando que o Plano de investimentos tem uma componente “muito forte” dirigida a este setor.

Isabel Rodrigues elogiou a “participação interessada” dos conselheiros nesta reunião do Conselho de Juventude dos Açores, que considerou ser um espaço muito útil de debate e reflexão, pela diversidade de sensibilidades nele representadas.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: