quarta-feira, 1 de outubro de 2014

RIAC fez mais de meio milhão de atendimentos personalizados em 2013, revela Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores destacou o “bom serviço às populações” que tem sido prestado pela Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), que já conta com 53 lojas em toda a Região.

Sérgio Ávila, que falava terça-feira na inauguração da loja da RIAC na freguesia de S. Roque, em Ponta Delgada, localizada na sede da Junta de Freguesia, revelou que “no último ano, os postos da RIAC fizeram 525.068 atendimentos presenciais e personalizados aos cidadãos”.

“Como só temos 244 mil pessoas, isso quer dizer que, em média, cada açoriano deslocou-se pelo menos duas vezes no último ano a um posto de atendimento”, salientou Sérgio Ávila, para quem estes dados “demonstram bem o sucesso da RIAC”.

O Vice-Presidente do Governo, que tutela a Rede Integrada de Apoio ao Cidadão, sublinhou que os cerca de 350 serviços disponibilizados, de quase 60 entidades diferentes, têm merecido uma opinião muito positiva por parte das pessoas que a eles recorrem.

“Um estudo de opinião, feito no final de 2013, revelou que 98 em cada 100 cidadãos que recorreram à RIAC viram resolvida, com uma única deslocação, a necessidade que os levou a recorrer a esse ou a outro serviço”, revelou Sérgio Ávila, acrescentando que “a avaliação que fizeram foi de 9 valores em 10 possíveis”.

Para o Vice-Presidente do Governo, o sucesso da RIAC assenta em três princípios, nomeadamente a “diversidade de oferta, a qualidade, a eficácia e a eficiência do serviço e a capacidade que tem de responder, no mesmo espaço, a todas estas solicitações”.

Na sua intervenção, salientou ainda o facto de a RIAC ser “o serviço da Administração Regional que mais contacto tem com os açorianos” e felicitou o Presidente da Junta de Freguesia de S. Roque, Pedro Moura, pelo empenho e colaboração evidenciados na instalação do posto de atendimento agora inaugurado.

A Rede Integrada de Apoio ao Cidadão está implementada desde 2004, ano em que prestou atendimento a cerca de 197 mil açorianos, um pouco mais de um terço dos atendimentos pessoais e personalizados que realizou em 2013, o que representa um aumento da ordem dos 150 por cento.

Desde a sua criação, a RIAC vem prestando um conjunto muito diversificado de serviços, que incluem, entre outros, a obtenção de documentos de identificação civil, marcação de consultas, pagamento de taxas moderadoras e de todo o tipo de contas domésticas, serviços das autarquias locais, serviços postais, aquisição de bilhetes marítimos e obtenção de informação sobre diversos programas de emprego, educação e formação, bem como a obtenção de todo o tipo de informação relevante e de utilidade pública.


Anexos:
2014.10.01-VPGR-PostoRIACdeSãoRoque.mp3

GaCS

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