quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Avelino Meneses realça aumento de 11% nas verbas para investimento na educação, cultura e desporto em 2016

O Secretário Regional da Educação e Cultura realçou hoje, na Horta, o aumento global, na ordem dos 11%, das verbas para investimento nas áreas da educação, cultura e desporto em 2016.

Avelino Meneses, em declarações no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano e Orçamento para 2016, considerou que se está perante “uma proposta positiva”, na medida em que prevê “um aumento global de investimento na ordem dos 11%", acrescentando que esse investimento é distribuído "de uma forma, mais ou menos, equitativa entre as três áreas” sob a alçada da Secretaria Regional que tutela.

“É de ressaltar este acréscimo de verba, porque ocorre na educação e na cultura, que são áreas que podem beneficiar de fundos comunitários”, frisou.

Para Avelino Meneses, “a melhor prova de que, efetivamente, há uma aposta do Governo” nas áreas sob tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, “reside no facto de, no desporto, que na perspetiva comunitária é considerada uma prioridade negativa”, não se podendo por esta circunstância alocar fundos europeus, as verbas para investimento crescerem “tanto quanto as outras e, exclusivamente, à custa do Orçamento Regional”.

Na área da educação, o Secretário Regional destacou o investimento que no próximo ano estará consagrado a três áreas “fundamentais”, nomeadamente a projetos pedagógicos, de modo a “garantir o êxito do ProSucesso”, à ação social, para “oferecer, cada vez mais, a todos oportunidades de acesso à escola”, e às construções escolares, com o “objetivo de ultimar e consolidar a rede regional de escolas”.

Em matéria de cultura, adiantou Avelino Meneses, a aposta passa “muito” pela criação de uma rede de museus dos Açores, para permitir que “cada uma das ilhas fique munida de uma instituição museológica credível”.

Nesta área, o Secretário Regional acrescentou que “há uma série de obras e museus” que estão projetadas para quase todo o arquipélago, destacando, entre outros investimentos que decorrem de “uma ponta à outra do arquipélago”, o novo polo do museu a construir em Vila do Porto, a recuperação do Cinema do Aeroporto e a musealização do Torre do Aeroporto, em Santa Maria, e, no Corvo, a construção da Casa Museu do Tempo, integrada no projeto do Ecomuseu.

Na área do desporto, Avelino Meneses salientou que no próximo ano se realizarão três obras totalmente suportadas por verbas da Região, que são o pavilhão de judo de S. Jorge, a segunda fase do pavilhão de Santo Espírito, em Santa Maria, e a requalificação da pista de atletismo do Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo, que corre “o risco de perder a sua creditação” caso não sejam realizadas as necessárias obras. 

O Plano de Investimentos para 2016 da Secretaria Regional da Educação e Cultura ultrapassa os 89,6 milhões de euros.

Anexos:
2015.11.04-SREC-ComissãoAssuntosSociais.mp3

GaCS

Sem comentários: