terça-feira, 27 de outubro de 2009

“Açor 092” testa resposta dos agentes de protecção civil em caso de catástrofe natural




Exercitar capacidades de coordenação e averiguar as respostas dos agentes de protecção civil aquando da passagem de um furacão, são os objectivos do exercício “Açor 092”, promovido pela Secretaria Regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos, através do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o Comando Operacional dos Açores (COA).

O exercício, que decorrerá nos próximos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, na Ilha Terceira, pretende testar a resposta coordenada dos diferentes agentes à passagem de um furacão, provocando múltiplos acidentes, do mais variado tipo.

O cenário do exercício será modulado pelo Instituto de Meteorologia, que simulará as condições de passagem do furacão Varadero.

O exercício vai ainda permitir o teste do Plano Municipal de Emergência de Angra do Heroísmo e testar a resposta à emergência dos Serviços Municipais de Protecção Civil de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

Refira-se ainda que outro dos exercícios previstos, o teste do Plano Multivítimas do SRPCBA, organizado em conjunto com o Plano de Emergência Externo do Hospital do Santo Espírito de Angra do Heroísmo, permitirá aferir a capacidade de resposta do sistema e a adequabilidade de um reboque concebido para dar resposta a este tipo de incidentes.

No decurso do exercício será montado um campo de desalojados onde participam, de forma activa, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Regimento de Guarnição n.º 1.

Participam no exercício 24 entidades, das quais se destacam uma significativa força de bombeiros provenientes de várias ilhas do arquipélago. O Exército e a Força Aérea, através do COA, darão apoio logístico e de transportes aos executantes do exercício.

Os figurantes serão escuteiros dos diferentes agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas da Ilha Terceira e do Regimento de Guarnição n.º 1.

Como observadores participam ainda, a convite do SRPCBA, observadores da Região Autónoma da Madeira, do Continente e de outras ilhas dos Açores, para efectuarem uma avaliação, in loco, do exercício.

O dinamismo de planeamento, entre o SRPCBA e as diferentes entidades, permitiu já um significativo ganho de causa na coordenação entre diversas equipas, indispensável numa situação de emergência.

No dia 1 de Novembro de 2009, pelas 15H00, na zona balnear da Freguesia dos Biscoitos, será efectuada uma apresentação sobre o exercício e a uma demonstração de capacidades dos meios envolvidos, nomedamente Bombeiros e Forças Armadas.


GaCS/VS

Sem comentários: