terça-feira, 27 de outubro de 2009

Secretário da Saúde garante que nunca mentiu aos açorianos sobre a gripe A



O secretário regional da Saúde assegurou hoje, na Assembleia Legislativa, que nunca mentiu aos açorianos sobre os números da gripe A (H1N1) nos Açores.

A interpretação que o senhor faz é que “é errada e instrumentalizada”, disse Miguel Correia em resposta a uma intervenção do deputado Artur Lima, do CDS/PP.

Segundo afirmou o secretário regional, o deputado centrista parte erradamente do princípio que a Direcção-Geral de Saúde, em Lisboa, “tem uma informação mais correcta” sobre o que se passa nos Açores do que a Direcção Regional da Saúde.

Este entendimento “é muito grave e demonstra bem o pensamento que o senhor deputado tem das estruturas que estão aqui sedeadas nos Açores”, adiantou o governante.

Miguel Correia sublinhou, ainda, que “quem tem os dados e os resultados” laboratoriais relativos aos casos de gripe A confirmados nos Açores é a Direcção Regional de Saúde, disponibilizando-se mesmo para os entregar ao parlamentar do CDS/PP.

O secretário da Saúde classificou também como totalmente “idiota” o modelo epidemiológico apresentado pelo CDS/PP e garantiu que, até dia 22 de Outubro, estavam confirmados em laboratório nos Açores 1.346 casos de gripe A.

Se a Direcção-Geral de Saúde entende, por uma percentagem, que existe outro tipo de casos, isso é um problema da DGS e não da Direcção Regional de Saúde nem meu, observou o governante.

Miguel Correia disse ainda que, contrariamente ao que tinha sido ali sugerido, nunca usou este tema de saúde pública para auto-promoção, tanto mais que, em termos políticos, não tem qualquer ambição se de promover pessoalmente.


GaCS/FG

Sem comentários: