sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Governo investe em bolsas individuais de pós-doutoramento



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos abriu um novo concurso, a decorrer até 16 de Dezembro, para a atribuição de quatro bolsas individuais de pós-doutoramento destinadas a integrar doutorados em vários projectos desenvolvidos em Unidades de I&D do Sistema Científico e Tecnológico Regional.

Uma das bolsas destina-se a integrar um doutorado no projecto de I&D subordinado ao tema “Oceanografia Operacional” do Centro IMAR da Universidade dos Açores (IMAR - DOP/UAç) sediado na ilha do Faial, e podem candidatar-se os interessados com doutoramento em Oceanografia Física ou áreas afins.

O projecto “Oceanografia Operacional” pretende criar e desenvolver as “fundações” para a Operacionalização da Oceanografia nos Açores, de modo a constituir, entre outros, um serviço operacional de apoio à pesca comercial na Zona Económica Exclusiva dos Açores, representando este serviço alto interesse para o desenvolvimento económico regional.

Uma segunda bolsa será desenvolvida no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, da Universidade dos Açores, e será subordinada ao tema “Fluxos geoquímicos em massas de água da ilha de São Miguel: implicações para a mitigação de riscos vulcânicos e as alterações climáticas”. Podem candidatar-se os interessados com doutoramento em Geologia/Hidrogeologia.

Este projecto tem vários objectivos, desde logo os cálculos da massa transportada pela alteração química para o oceano e do CO2 consumido em São Miguel, por via da alteração de rochas vulcânicas e do transporte fluvial para o oceano, e ainda definir um modelo conceptual que permita extrapolar os resultados obtidos em São Miguel para as restantes ilhas do arquipélago dos Açores.

As restantes duas bolsas serão desenvolvidos no Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento da Universidade dos Açores e no INOVA. Uma delas será subordinada ao tema “Efeito dos Métodos de Propagação, da Temperatura, da Luz e dos Substratos utilizados na Qualidade do Ananás dos Açores” e podem candidatar-se os interessados com doutoramento em Biologia Molecular, Biologia do Desenvolvimento ou Biotecnologia – especialidade Engenharia Alimentar.

A outra bolsa será dedicada ao tema: “Apoio à Promoção da Segurança, da Qualidade e da Inovação das Pequenas e Médias Empresas do Sector Alimentar dos Açores (SEPROQUAL-INOVAÇÃO)” e podem candidatar-se os interessados com doutoramento em Tecnologia Alimentar ou Biotecnologia – especialidade Engenharia Alimentar.

Entre outros objectivos, este último projecto pretende avaliar as condições funcionais e tecnológicas das empresas, identificar as áreas de melhoria de produtos e processos, e implementar sistemas de gestão de qualidade e de Inovação.


GaCS/VS

Sem comentários: