terça-feira, 20 de outubro de 2009

III Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatísticas Regionais decorrem esta semana na ilha Terceira



As III Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatísticas Regionais decorrem nos dias 22 e 23 deste mês em Angra do Heroísmo.

O encontro de dois dias, promovido pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, reúne representantes de institutos de estatística de diversas regiões peninsulares e atlânticas de Portugal e Espanha para uma reflexão conjunta sobre a produção e difusão de estatísticas de âmbito regional.

As jornadas permitem o debate e análise de temas relacionados a contabilidade regional e trimestral, além dos desafios das estatísticas oficiais.

A reunião, que envolve, também, a apresentação dos projectos METAMAC e CONTRIMAC, resulta do pensamento generalizado de que a informação estatística disponibilizada deve possibilitar, cada vez mais, um quadro de leitura das dinâmicas regionais adequado aos vários tipos de utilizadores, especialmente num contexto de mudança acelerada imposta pela globalização e pela sociedade da informação e do conhecimento.

Por outro lado, o aumento da influência e do poder dos governos regionais, os instrumentos de política regional ao nível europeu e nacional e a maior e melhor utilização dos fundos comunitários, levam à necessidade de utilização de ferramentas de planeamento regional que exigem dados estatísticos a um nível de desagregação geográfica cada vez mais elevado.

As III Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatísticas Regionais visam, por isso, contribuir para esta reflexão, através da partilha e confronto de diferentes realidades e experiências.


GaCS/CM

Sem comentários: