sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cartografia digital com cobertura das nove ilhas




O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos “tem vindo a dar passos importantes no desenvolvimento e consolidação das áreas da Geodesia, Cartografia, Cadastro e Informação Geográfica”.

A ideia foi defendida, esta manhã, pelo director regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações na sessão de abertura da segunda edição do workshop sobre Sistemas de Referência Geo-espaciais, a decorrer na ilha Terceira.
Perante mais de uma centena de inscritos, Paulo Menezes referiu que os Açores estão a dar os primeiros passos para a formação de uma “geo-comunidade” informada, interessada e cada vez mais exigente.
Coloca-se, actualmente, um grande desafio à Região com a Directiva Comunitária "Inspire" porque será necessário, para a sua aplicação, abandonar o actual sistema de referência Local e passar a usar o Global (ITRF – International Terrestral Reference Frame). Ou seja, segundo o governante, “teremos que converter toda a informação geográfica existente, compilada segundo o sistema local, para o modelo Global, o ITRF”.
Na área da Cartografia, Paulo Menezes adiantou que está em fase de conclusão a cobertura total de ortofotos à escala 1/5000 da Região, concretizada através de voos aéreos efectuados desde 2004 até 2008.
No âmbito do projecto “Cartograf”, do Programa de Cooperação Transnacional – Madeira-Açores-Canárias, PCT – MAC, “iniciou-se já o procedimento para a execução do voo aéreo, já em digital, da ilha Terceira com vista à actualização dos ortofotos existentes de 2004 e à realização da cartografia 1/5000 vectorial da mesma, prevendo-se que o voo venha a decorrer na próxima Primavera”, acrescentou.
Em parceria com as Câmaras Municipais está já concluída a cartografia 1/5000 vectorial da Ilha de S. Miguel e até ao final do ano, anunciou o director regional, estará disponível a carta 1/50 000 actualizada, porque “a actual, herdada do IGP, é do início da década de 70”. Prevê-se no próximo ano efectuar as actualizações das cartas das ilhas de Santa Maria, Graciosa e Corvo, através do processo de generalização da cartografia 1/5000 vectorial.
Na área da cartografia os Açores têm vindo a aumentar gradualmente o número de Estações GNSS Permanentes (REPRAA), acrescentou.
Paulo Menezes aproveitou ainda a ocasião para assinalar a disponibilização ao público da informação geográfica através do projecto “GeoCid” (disponibilização de informação Geográfica de Cidadania), “que está a dar os seus primeiros passos com a implementação do portal para a visualização e disponibilização da informação cartográfica existente da Região Autónoma dos Açores, prevendo-se a sua disponibilização on-line durante o próximo ano”.



GaCS/VS

Sem comentários: