sábado, 24 de outubro de 2009

Governo desenvolve esforços para garantir melhores acessibilidades a cidadãos portadores de deficiência



"O Governo dos Açores tem vindo a desenvolver esforços no sentido de garantir a todos os cidadãos portadores de deficiência melhores acessibilidades aos edifícios públicos e espaços envolventes".

A declaração foi feita hoje pela directora regional de Igualdade de Oportunidades, em representação do presidente do Governo, durante as comemorações do Dia Internacional da Bengala Branca, em Ponta Delgada.

Neste contexto, Natércia Gaspar destacou o investimento na implementação de programas que visam garantir o acesso à informação e comunicação; as políticas facilitadoras da igualdade de oportunidades no acesso à prática desportiva, ao lazer e à cultura; a promoção do acesso a uma escola verdadeiramente inclusiva assente no respeito pelas necessidades específicas de cada um e da sua individualidade.
Apesar de todo o trabalho já desenvolvido, a directora regional reconheceu ainda a necessidade de continuar a trabalhar no sentido de permitir a participação em pleno desta população, uma vez que “existem ainda muitas situações de pessoas com deficiência sem possibilidade de aceder a serviços de reabilitação, de integrar o sistema de ensino ou o mercado de trabalho, ou mesmo de participar em actividades sociais”.

“As questões relacionadas com as pessoas com deficiência tratam-se essencialmente de direitos humanos e da dignidade da pessoa humana. Por isso é compromisso do Governo dos Açores continuar a trabalhar de forma empenhada na eliminação das barreiras que condicionam o pleno exercício da cidadania por parte das pessoas com deficiência e suas famílias”, acrescentou.

Natércia Gaspar agradeceu, ainda, à ACAPO Açores a iniciativa de assinalar esta efeméride, na medida em que não só evidencia o ponto de viragem que a Bengala Branca trouxe para a socialização, realização e integração das pessoas com deficiência visual, mas também, por toda a carga simbólica que lhe está associada, procurando despertar o Governo e toda a sociedade açoriana para as questões da igualdade de oportunidades e da inclusão e, consequentemente, para a necessidade de eliminar tudo o que possa constituir-se como barreira para a autonomia e integração das pessoas com deficiência visual.

Em 1970 a Federação Internacional de Cegos instituiu o dia 15 de Outubro como o Dia Internacional da Bengala Branca, com o objectivo de sensibilizar a comunidade mundial para os problemas de acessibilidade das pessoas com deficiência visual e para os seus direitos e deveres enquanto cidadãos.



GaCS/SM

Sem comentários: