sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Último troço da SCUT sempre foi entre os Fenais da Ajuda, Achadinha e Nordeste



O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos afirmou quinta-feira à noite, na Horta, que o projecto da SCUT na ilha de S. Miguel sempre previu que o último troço seria entre os Fenais da Ajuda, a Achadinha e o Nordeste.

Falando no parlamento açoriano, José Contente sublinhou que “é isto que está no projecto” e “é isto o que diz também o contrato de concessão aprovado nesta casa”.

O secretário regional recusou também a ideia de que o traçado da via na zona da Ribeira do Guilherme não tenha condições de segurança e que não sirva as exigências da Protecção Civil.
Segundo garantiu José Contente, o novo traçado naquela zona, que surgiu na sequência do “chumbo” dado pela Secretaria do Ambiente, tem todas as condições exigíveis e apenas demora mais um minuto a percorrer.

Esse traçado tem uma faixa de rodagem de sete metros, com bermas, e nas inclinações superiores a cinco graus apresenta três faixas de rodagem, elucidou o governante.

Considerou ainda que o projecto das SCUTS, que já ganhou o “estatuto de melhor projecto de acessibilidades para a ilha de S. Miguel”, está balizado desde o princípio de um modo muito claro.

“Este é um projecto de acessibilidades inter-concelhias, que obviamente não pode ligar todas as freguesias por onde o traçado passa”, argumentou o governante.

José Contente frisou que a decisão de levar as SCUTS ao concelho de Nordeste “é uma decisão política”, adiantando contudo que também as decisões políticas têm que “obedecer a alguns parâmetros e critérios”.


GaCS/FG

Sem comentários: