sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Balanço positivo dos primeiros 15 dias de SOS Cagarro 2009





Até ao momento, foram salvos e registados 17 cagarros, o que indica que a fase crítica ainda não começou. Relembra-se que no ano passado foram salvas milhares destas importantes e sensíveis aves marinhas.

A Campanha SOS Cagarro tem vindo a desenvolver inúmeras actividades da iniciativa da Rede Regional de Ecotecas em colaboração com diversos parceiros, as quais visam envolver os cidadãos e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade.

A Ecoteca do Faial em estreita colaboração com o Serviço de Ambiente de Ilha organizou a abertura oficial da Campanha SOS Cagarro promovendo na Escola Básica Integrada da Horta uma sessão de apresentação digital de aspectos relevantes sobre a vida do cagarro. Para o efeito, Paulo Henrique Silva foi o convidado para a sessão e trouxe consigo inúmeras imagens e sons desta ave marinha. No final foram distribuídos CD´s «A madrugada das Cagarras» da autoria do palestrante e puzzles alusivos às espécies marinhas protegidas onde se encontra incluído o cagarro.

A Ecoteca de Lagoa promove sessões de informação sobre o ciclo de vida e salvamento do cagarro na Escola Profissional de Lagoa e no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, para a população estudantil da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, que pretendem sensibilizar os participantes para a participação no salvamento de uma espécie de ave marinha que torna as nossas noites de Verão diferentes de muitos outros locais com o seu canto inconfundível.

No âmbito da educação ambiental, à semelhança dos anos anteriores, a Ecoteca de Ponta Delgada preparou um conjunto de actividades relativas à Campanha SOS Cagarro 2009, nomeadamente a disponibilização de material informativo sobre a Campanha, caixas de salvamento, poster da campanha e sebentas; sessões de sensibilização e informação “Campanha SOS Cagarro 2009”; campanhas de rua previstas com as escolas que se inscreverem durante o período da campanha nas Portas do Mar, no Litoral das Feteiras e no Litoral de São Roque.

Os estabelecimentos interessados em receber o material supra mencionado deverão solicitá-lo à Ecoteca de Ponta Delgada, bem como proceder às inscrições nas sessões e nas campanhas de rua entre 1 de Outubro a 30 de Novembro, através de ficha de inscrição (disponível para download em
https://webmail.azores.gov.pt/owa/redir.aspx?C=60aa356092414048974191c9a5d40322&URL=http%3a%2f%2fwww.amigosdosacores.ecotecapontadelgada.pt%2f );

No Centro Comercial Sol-Mar decorrem as exposições sobre “O enCanto dos cagarros” com fotografias das várias fases da vida do cagarro e de brigadas de salvamento; que permite por sua vez a exploração de multimédia alusiva ao tema da exposição – incluindo o ouvir do canto do cagarro das principais características da espécie e do procedimento de salvamento e a exposição sobre o livro “A história do Zeca-garro” – “A história do conto – como nasce um livro” – uma parceria com a Ecoteca do Pico.

A ecoteca das Flores, em estreita parceria com os Serviços de Ambiente de Ilha, estende a sua participação também à ilha do Corvo com sessões de esclarecimento acerca da Campanha SOS Cagarro 2009. A entrada é livre e pretende-se que a população conheça as iniciativas de salvaguarda dos cagarros juvenis nesta época de migração.

No âmbito da Campanha SOS Cagarro, a Ecoteca de Angra do Heroísmo promove as Brigadas de Salvamento de Cagarros no mês de Outubro nos dias 23 e 30, e em Novembro nos dias 6, 13 e 20, entre as 20h30 e as 22h00.

A primeira saída das Brigadas de Salvamento acontece já esta sexta-feira, 23/10/2009, pelas 20h30 na Ecoteca. Em breve estará disponível um mapa com o percurso a realizar, pelo que se sugere a consulta do microsite “SOS cagarro” para se inteirarem de todos os pormenores relativos a esta iniciativa:
https://webmail.azores.gov.pt/owa/redir.aspx?C=60aa356092414048974191c9a5d40322&URL=http%3a%2f%2fsoscagarro.azores.gov.pt

A 1 de Outubro, a Ecoteca do Pico organizou uma sessão com a presença de vários parceiros institucionais, professores e outros voluntários para uma conversa com o coordenador de ilha da campanha. Durante as próximas semanas, a Ecoteca do Pico irá participar nas brigadas de vigilância rodoviária, realizar sessões de esclarecimento em estabelecimentos de ensino que o solicitem e promover sessões para pais e filhos, dinamizando horas de conto nas três bibliotecas municipais da ilha, com base no conto "a história do Zeca-garro". Estas acções serão dinamizadas pelos autores do livro Carla Goulart Silva e Filipe Lopes.

A Ecoteca de São Jorge elaborou um folheto sobre o Ciclo de Vida do Cagarro o qual tem vindo a ser distribuído junto da população aproveitando para simular o salvamento de um Cagarro. Para tal foi idealizada uma pequena representação onde um dos alunos é convidado para representar o papel de filho e os técnicos da Ecoteca representam o papel de pais. É simulado um passeio nocturno de carro onde se verifica a presença de um cagarro que requer o seu salvamento.

A Exposição "A História do Conto - Como nasce um Livro" foi dinamizada junto de algumas escolas do ensino básico, nomeadamente do concelho da Calheta e das Velas.

A Ecoteca da Ribeira Grande realizou uma série de sessões em Rabo de Peixe para todas as turmas da Escola EB 1/JI D. Paulo José Tavares com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de preservar o cagarro. Para o efeito foram realizadas demonstrações quanto aos cuidados a ter no seu salvamento.

A Ecoteca de Santa Maria procedeu à elaboração de um folheto de sensibilização com os seguintes títulos: regresso e acasalamento, o ovo e a cria, em busca de alimento, o primeiro voo, zonas sensíveis e a respectiva conduta de salvamento. Este folheto destina-se a toda a população mariense e poderá ser solicitado na Ecoteca.

De 12 Outubro a 15 Novembro encontra-se disponível ao público a Exposição Fotográfica, criada pela Associação Ecológica "Amigos dos Açores", intitulada "Este ano salve um Cagarro", patente no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo.

A Campanha SOS Cagarro, teve o seu lançamento oficial a 1 de Outubro, na Escola Básica Integrada da Horta perante os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e respectivos docentes contanto com a presença do Sr. Secretário Regional do Ambiente e do Mar. Está disponível na internet um sítio de informação e divulgação das diferentes acções que vão acontecendo ao longo da iniciativa que se concluirá a 15 de Novembro (mais em
https://webmail.azores.gov.pt/owa/redir.aspx?C=60aa356092414048974191c9a5d40322&URL=http%3a%2f%2fsoscagarro.azores.gov.pt).




GaCS/SF/DRA

Sem comentários: