quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Gripe A faz a primeira vítima mortal nos Açores



O secretário regional da Saúde confirmou hoje, na Horta, a ocorrência do primeiro óbito nos Açores em consequência da gripe A.

“Trata-se de um homem de 50 anos, que faleceu nas Urgências do Hospital do Divino Espírito Santo”, em Ponta Delgada, adiantou Miguel Correia.

Questionado pelos jornalistas, o governante revelou que, neste caso, havia uma doença crónica que “debilitou bastante o doente”. Para além disso, continuou Miguel Correia, a vítima já sentia sintomas, que entretanto se agravaram, há mais de dois dias, “sem que tivesse havido a procura dos serviços ou ligado para a Linha Saúde Açores”.

“Acho que o que importa ressalvar, aqui, é que é muito importante que as pessoas reportem os seus sintomas de gripe e procurem os cuidados médicos”, disse o secretário regional.

Miguel Correia referiu ainda que esta é “uma situação decorrente da normalidade da evolução da doença”, adiantando que “já estávamos à espera que, mais tarde ou mais cedo, pudesse acontecer”.

Segundo revelou, neste momento encontra-se também internada nos Cuidados Intensivos do Hospital do Divino Espírito Santo uma senhora infectada com o vírus H1N1, a qual “teve uma evolução favorável esta manhã”.


GaCS/FG

Sem comentários: