sábado, 31 de outubro de 2009

Governo Regional confiante nas políticas adoptadas para a saúde




O Governo Regional está confiante nas políticas adoptadas para o combate a doenças como a obesidade e a diabetes, reafirmou, o secretário regional da Saúde, no jantar de encerramento do XI Congresso de Endocrinologia e Nutrição dos Açores, que decorreu em Ponta Delgada.

Os encontros científicos contribuem, não só para uma troca de experiências e discussão científica em torno dos temas que estão nas prioridades governamentais, como também para a consciencialização da opinião pública para patologias que constituem sérias preocupações em termos das políticas de saúde, enalteceu.

Para tal, segundo o governante, o Programa Regional de Prevenção e Controlo da Diabetes e Luta contra a Obesidade é um exemplo disso, tendo o Executivo ido mais longe na prevenção e tratamento da obesidade infantil, com a implementação do projecto que visa dotar todas os centos saúde com um técnico de nutrição.

Outra acção a desenvolver é o programa regional de estilos de vida saudáveis. Neste âmbito é de salientar, disse Miguel Correia, a iniciativa de interesse comum da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do governo regional, ao implementar os Percursos Urbanos Desportivos, facultando aos cidadãos condições para a prática de exercício físico ao ar livre. Um exemplo, que o secretário regional da Saúde espera ser seguido por outros municípios.

Iniciar a curto prazo o rastreio da retinopatia diabética, encontrando-se já em processo de aquisição o retinógrafo móvel para o efeito, é outra medida a implementar pelo Governo dos Açores.

A terminar, Miguel Correia dirigiu uma palavra de apreço ao Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital do Divino Espírito Santo, pela organização deste evento e sublinhar também o apoio prestado, em parceria, pelo Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Egas Moniz.



GaCS/LM

Sem comentários: