segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vacinação contra a gripe A começou hoje nos Açores



A vacinação contra a gripe A H1N1 começou a ser aplicada hoje, em todas as ilhas dos Açores, aos grupos prioritários previamente estabelecidos.

A enfermeira Dora Sousa foi, simbolicamente, a primeira a receber a inoculação, num acto a que assistiu a directora regional da Saúde, no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo.

Na ocasião, Sofia Duarte disse aos jornalistas que estas primeiras duas mil doses são suficientes para os profissionais de saúde que lidam directamente com a gripe, para os bombeiros indicados pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e para os enfermeiros da linha Saúde Açores.

A próxima remessa, a chegar dentro de duas semanas, está destinada aos profissionais considerados indispensáveis ao funcionamento da sociedade e às grávidas de segundo e terceiro trimestre, com patologia associada.

Até ao final do ano, em cada duas semanas, chegarão à Região lotes que variam entre as mil e as duas mil vacinas.

Sofia Duarte disse também aos jornalistas que a toma da vacina é opcional, mas lembrou que todos os estudos conhecidos a nível de organizações internacionais garantem que a vacina não tem efeitos secundários relevantes.





GaCS/FA

Sem comentários: