sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Governo aposta em parceria com a Fundação Luso-Americana para iniciativas estratégicas para a Região



O subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa realçou, hoje, “o empenhamento do Governo dos Açores em continuar o trabalho de parceria com a Fundação Luso-Americana no aprofundamento de iniciativas estratégicas para os Açores, no âmbito, por exemplo, da formação de quadros, da projecção externa da Região, bem como das suas instituições e cidadãos, e, ainda, na promoção de intercâmbios com instituições americanas”.

Rodrigo Oliveira falava, em representação do Presidente do Governo, na sessão de encerramento e entrega de diplomas do curso “Liderança para o Século XXI”, organizado pelo Governo dos Açores e pela Fundação Luso-Americana e ministrado pela John Kennedy School of Governement da Universidade de Harvard.

“Esta estratégia corresponde, aliás, à materialização da função e papel primordial da Fundação Luso-Americana como parceiro essencial no fomento da cooperação entre Portugal e os Estados Unidos, muito em particular, através de projectos com incidência e a participação dos Açores, da qual a presente iniciativa é, claramente, um exemplo de sucesso” afirmou o subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.

Na sessão, interveio também o Director Regional do Trabalho e Qualificação Profissional, que salientou a importância deste curso de excelência, dirigido a executivos de topo regionais e nacionais, no âmbito da estratégia do Governo dos Açores de investimento nos Recursos Humanos da Região, desde a formação inicial de jovens à qualificação de activos, passando pela reconversão de licenciados.

Rui Bettencourt sublinhou ainda o facto de, precisamente, ter sido o Presidente americano John F. Kennedy o primeiro político a utilizar a expressão “recursos humanos”, quando afirmou, em 1961, num discurso que ficaria célebre no contexto da competição com os soviéticos para chegar aquele satélite da Terra: “ Nós chegaremos à Lua porque temos os melhores Recursos Humanos”, dando assim relevância e primazia ao factor humano no desenvolvimento.

O curso de “Liderança para o Século XXI” decorreu no Casino Terra Nostra, nas Furnas, entre os dias 26 e 30 deste mês, tendo sido ministrado por uma equipa de três professores da Universidade de Harvard, dirigida pelo Professor Marty Linsky, com participação de 37 gestores do sector público e empresarial, dos Açores, Madeira e continente português.



GaCS/LFC

Sem comentários: