sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Governo Regional aposta no ensino da Ciência





O Governo Regional tem realizado um grande esforço para melhorar as condições de ensino e acesso à Ciência nos Açores, apostando quer na qualificação dos professores, quer na construção de infra-estruturas modernas e apetrechadas.

Esta foi a ideia expressa por Isabel Rodrigues, Adjunta da Secretária Regional da Educação e Formação, que falava no âmbito do I Congresso da Ordem dos Biólogos, que decorre na ilha do Pico até amanhã.

Segundo Isabel Rodrigues, na primeira década dos anos 90 eram praticamente inexistentes equipamentos científicos nos estabelecimentos de ensino da região, o que exigiu da parte do governo socialista um grande esforço financeiro e vontade política para alterar este cenário.

“Não existiam praticamente laboratórios. No entanto para se fazer ou ensinar Ciência é preciso experimentar”, afirmou Isabel Rodrigues, argumentando que hoje o cenário é muito diferente e quase todas as escolas açorianas dispõem de laboratórios devidamente equipados.

Também no plano formativo tem havido um contínuo esforço para manter os professores que leccionam Ciência nos Açores actualizados, uma vez que “o século XXI é o século das Ciências”.

“No último ano ocorreram inúmeras acções de formação, que reuniram mais de 200 professores”, revelou Isabel Rodrigues, enaltecendo a realização do I Congresso da Ordem dos Biólogos nos Açores e o aproveitamento da presença de recursos humanos “altamente qualificados” no Pico para a realização de formação.

Para Isabel Rodrigues este congresso “vem trazer mais conhecimento, experiência e aumentar a capacidade dos participantes para poderem desenvolver um processo de ensino e aprendizagem com muito mais qualidade”.

Mas o esforço governamental para promover a Ciência vai ainda mais além, já que o Currículo Regional, que deverá entrar em vigor no próximo ano lectivo, prevê um aumento da carga horária dedicada à Ciência, o que não ocorre no Continente, revelou.


GaCS/RM

Sem comentários: