quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Jornadas ibero-atlânticas de estatística decorrem na Terceira



Realizam-se hoje e amanhã, em Angra do Heroísmo, as III Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatísticas Regionais, organizadas pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Participam no encontro representantes e técnicos dos serviços nacionais português e espanhol, bem como de diversos serviços regionais de Espanha.

O director do SREA, Augusto Elavai, presidiu, em representação do vice-presidente do Governo, à abertura oficial das jornadas, lendo, na ocasião, uma comunicação de Sérgio Ávila, ausente da ilha por motivos urgentes.

Na mensagem, o vice-presidente do executivo afirma que é hoje consensual o facto de a informação estatística dever fornecer “um quadro de leitura das dinâmicas regionais”, adequado aos vários tipos de utilizadores, “especialmente no contexto de mudança acelerada imposta pela globalização e pela sociedade de informação e conhecimento em que nos integramos”.

Sérgio Ávila defende, ainda, que a produção estatística deve ser mais do que conjuntos de dados, sendo sempre direccionada “para as pessoas”, de forma útil.

As jornadas visam debater a importância de dados estatísticos com um “nível de desagregação geográfica cada vez mais fino”, como forma de responder às crescentes necessidades de planeamento e aproveitamento cabal dos fundos comunitários.

Segundo a organização, o encontro vai proporcionar melhorias recíprocas de procedimentos, através da partilha e confronto de diferentes realidades e experiências.

Nesta terceira edição das jornadas, os temas em destaque são a contabilidade regional e trimestral, bem como os desafios que são colocados às estatísticas oficiais, nomeadamente ser relevante e eficiente e manter a confiança dos respondentes.







GaCS/FA

Sem comentários: