sábado, 24 de outubro de 2009

Conferência sobre o GeoParque dos Açores nos Capelinhos




A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dá início a um ciclo de conferências de divulgação sobre o projecto “Geoparque Açores”. Com este projecto pretende-se integrar os Açores numa das mais prestigiadas classificações da Unesco, a de Geoparque.

A rede Europeia de Geoparques foi lançada em 2000 e a partir de 2004 surge a rede Global de Geoparques, apoiada pela UNESCO. Actualmente existem 58 Geoparques em 18 países. Em Portugal já existem dois geoparques, o da Naturtejo e o de Arouca, e estão em processo de candidatura o Geoparque de Porto Santo e Açores.

Com o Geoparque pertence-se criar um conceito de desenvolvimento sustentável, baseado na promoção da nossa geodiversidade e do nosso património geológico, que só faz sentido quando a população está envolvida.

No dia 26 de Outubro pelas 18h00, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, irá ocorrer a primeira destas conferências “GEOPARQUE AÇORES – Sessão de Divulgação, Proposta de Criação, Enquadramento, Estratégia e Debate”.

A sessão contará com a presença do Director Regional do Ambiente, de Elizabeth Silva, responsável pelo sector das Ciências da Comissão Nacional da UNESCO, de Helena Henriques, Presidente da Comissão para o Ano Internacional do Planeta Terra, e da equipa de trabalho de criação do Geoparque Açores. Está convidada toda a população, sendo crucial desde o início do projecto a sua participação e o seu envolvimento.



GaCS/SRAM

Sem comentários: