segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Congresso nos Açores para 'dar voz' aos jovens


Os jovens investigadores que "estarão a dar cartas" dentro de alguns anos vão ser as 'estrelas' do I Congresso dos Biólogos dos Açores, que pretende ser uma chamada de atenção para a ciência que vai marcar este século.


"A Biologia é a ciência que vai abrir caminhos no século XXI, tal como a Química no século XIX e a Física no século XX, pelo que queremos dar voz aos jovens investigadores que estarão a dar cartas nas suas áreas dentro de cinco ou dez anos", afirmou Sérgio Ávila, presidente do Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Biólogos.


Nesse sentido recordou a importância dos avanços que a Biologia tem protagonizado em áreas como a conservação, a biotecnologia, a genética ou a biologia molecular.


Por outro lado, as aplicações cada vez mais alargadas dos conhecimentos da Biologia e a crescente sensibilização da população para questões de natureza ambiental e bioética fazem com que esta seja uma das áreas científicas que suscita mais curiosidade na sociedade.


Segundo Sérgio Ávila, "existem muitos investigadores de grande valia científica nos Açores", a quem será dada especial atenção no I Congresso dos Biólogos dos Açores, que vai decorrer entre 29 e 31 de Outubro, na Escola Básica e Secundária das Lajes, no Pico.


Na sua componente científica, o programa do congresso vai analisar a relação da Biologia com diversas áreas, como a Saúde, a Conservação, a Sociedade, a Investigação e a Educação.


Para cada um destes temas está prevista uma comunicação de um orador convidado, entre os quais José Carlos Machado, da Universidade do Porto, que abordará o tema 'Biologia e Saúde', e António Frias Martins, da Universidade dos Açores, que falará sobre 'Biologia e Conservação'.


A relação entre a Biologia e a Sociedade será o tema da intervenção de João Arriscado Nunes, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, enquanto Helena Carvalho, da Universidade do Porto, falará sobre 'Biologia e Investigação'.


O último tema do congresso, que analisará a relação entre a Biologia e a Educação, estará a cargo de Mónica Maia-Mendes, directora do Centro de Formação da Ordem dos Biólogos.


No final dos trabalhos, os congressistas terão oportunidade de percorrer o Trilho Pedestre da Ponta da Ilha, um dos quatro existentes no Pico.


Fonte: DN

Sem comentários: